quinta-feira, 30 de abril de 2009

Ensaio Sobre a Cegueira

Ensaio Sobre a Cegueira
(Blindness, 2008)


Direção: Fernando Meirelles
Gênero: Drama
Duração: 120 minutos
Elenco: Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover, Alice Braga, Gael García Bernal, Yusuke Iseya.



Sinopse:

Baseado no romance do português vencedor do Prêmio Nobel José Saramago. A mulher de um médico torna-se a única a conseguir enxergar em uma cidade onde todos passaram a ser cegos repentinamente. A desordem toma conta do local enquanto ela tenta cuidar de seu marido e de um grupo de pessoas que criam uma nova família. Colocados em quarentena juntos com outras diversas pessoas com diversas intenções, muitas atitudes difíceis terão de ser tomadas para enfrentar uma vida fora dos padrões de qualquer um deles.

Análise:

Já imaginou como seria sua vida se você ficasse cego repentinamente? Pois é exatamente o que acontece nesse filme. Uma epidemia de cegueira se alastra pela cidade, deixando cada vez mais cidadãos sem enxergar em um estalo de dedos.
Tentando combater esse mal, o Ministério da Defesa americano coloca todas as pessoas que tiveram este problema em quarentena, para evitar que se alastrasse ainda mais este surto.
Abandonados em um hospital psiquiátrico sujo e inutilizado com o tempo, apenas uma pessoa ainda mantém o dom da visão em meio a todos, e este é o grande contraste da história. A forma como as pessoas lidam com a falta de um sentido tão habitual, em meio a um lugar sujo e com a comida racionada, desperta sentimentos e impulsos anormais em cada um dos personagens. Conflitos humanos, união, amizade e traição são colocados a prova em meio a uma situação caótica em que eles se encontram.
Ensaio Sobre a Cegueira, em meu ponto de vista, é um filme que trata sobre o como enxergamos ou queremos enxergar o exterior, como vemos o mundo ou um ao outro. Desta maneira, quando todos estamos cegos para tudo, as pessoas se tornam realmente frágeis e sensíveis, com as mesmas necessidades, tornando-as todas iguais por fim.
Este é um bom filme, apesar de não fazer justiça a qualidade do livro em que foi baseado. Com muitas cenas frias, com falta de emoções, uma das qualidades foi mantida, nenhum dos personagens tem seu nome citado no filme, assim como no livro. Vale a pena conferir, mas sem esperar muita coisa.


Nota: 7,5

Um comentário:

  1. Sinceramente...Não tive paciencia para assistir este filme...fiquei 15 minutos no cinema e fui embora...fiquei angustiada....o filme é muito parado

    ResponderExcluir