quarta-feira, 6 de maio de 2009

O Suspeito

O Suspeito
(Rendition, 2007)


Direção: Gavin Hood
Gênero: Drama/Suspense
Duração: 122 minutos
Elenco: Jake Gyllenhaal, Reese Witherspoon, Meryl Streep, Peter Sarsgaard, Alan Arkin, Omar Metwally.



Sinopse:

O egípcio Anwar El-Ibrahimi (Omar Metwally), suspeito de ser terrorista, desaparece misteriosamente num vôo da África do Sul com destino a Washington. A esposa dele, a americana Isabella (Reese Witherspoon), viaja imediatamente para os Estados Unidos para descobrir as razões do desaparecimento do marido. Ao mesmo tempo, um agente da CIA começa a questionar seu trabalho, após testemunhar um método de interrogatório pouco ortodoxo numa base estrangeira. O interrogado, no caso, é justamente El-Ibrahimi.

Análise:

Um ótimo suspense político, bem ao estilo Leões e Cordeiros, porém melhor. Com uma vasta gama de personagens, e um elenco de gala, o diretor Gavin Hood divide o filme em três histórias diferentes, que se cruzam no caminho.
Uma é da família de Anwar, um egípcio que mora nos Estados Unidos e é detido por suspeita de contribuição com o terrorismo. Uma segunda trama é a de Douglas Freeman, um agente da CIA inexperiente, que luta contra seus próprios valores éticos e morais para interrogar o suspeito. Uma terceira trama é a da família Fawal, em que a filha foge com o namorado por causa da insatisfação do pai, que é exatamente o responsável pelos métodos de interrogatório usados em Anwar.
O filme têm inúmeros momentos surpreendentes, e mistura bem o drama da mãe e da esposa do suspeito, com uma boa movimentação de thriller. Com diálogos políticos interessantes, O Suspeito confronta diretamente os modelos americanos de combate ao terrorismo, e talvez por isso não tenha tido uma grande divulgação.
O elenco estrelar do filme também faz sua parte. Meryl Streep, mesmo com um papel bastante coadjuvante, tem mais uma atuação brilhante.
O filme é um pouco parado, com ação nas horas certas, mas os embates políticos, métodos de tortura e o drama vivído pela família de Anwar o deixam interessante. Um filme muito bom no meu ponto de vista, que nos faz refletir certas ações, ou simplesmente assistir um bom filme.


Nota: 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário