sexta-feira, 15 de maio de 2009

Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto

Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto
(Before The Devil Knows You´re Dead, 2007)

Direção: Sidney Lumet
Gênero: Drama/Suspense
Duração: 117 minutos
Elenco: Philip Seymour Hoffman, Ethan Hawke, Albert Finney, Marisa Tomei, Rosemary Harris.



Sinopse:

Andy (Philip Seymour Hoffman) é um viciado em drogas cuja carreira de executivo está desmoronando. Para se livrar da falência, convence o irmão Hank (Ethan Hawke), também desajustado, a assaltar uma joalheria. O plano parece fácil, pois eles conhecem bem o funcionamento do lugar. No dia da ação, os dois esperavam encontrar a loja vazia, mas um acidente ocorre. Agora, os dois irmãos precisam lidar com as repercussões do seu trágico plano.

Análise:

A história deste filme começa em seu título, muito sensato para os acontecimentos incluídos nele. Porém, esta sensatez se mostra mais óbvia no final.
A trama de nome bem longo lembra alguns filmes fragmentados como "21 gramas", sua história começa no desfecho e vai voltando através de flashes dos personagens. O interessante é que, diferente de outros filmes, os flashes de "Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto" são realizados através de todos os personagens, mostrando, individualmente, o que cada um fazia até o ponto chave. Essas passagens formam uma rede de acontecimentos paralelos a trama principal, o que deixa o longa mais expressivo e claro.
O elenco com grandes nomes do cinema não deixa barato. As atuações são muito boas, principalmente a de Albert Finney, mesmo que sua aparição seja requisitada nas partes finais do filme. Com excessão de Marisa Tomei, que não teve um papel tão crucial na história, todos os outros personagens são os protagonistas de alguma forma, e isto torna o filme tão interessante.
Uma mistura de drama pessoal e familiar, aliado a um suspense psicológico faz do filme ainda mais tenso.
Realmente é um pouco complicado comentar esse filme sem contar o que realmente acontece na cena do assalto, logo no começo. Mas uma coisa posso dizer, é exatamente ela que define o rumo da vida de todos os personagens, que, mesmo com vidas complicadas e difíceis, não imaginavam o quanto elas poderiam piorar.
O filme nos revela uma história de traição, conflitos, riscos, arrependimentos e consequências. São as consequências de um ato que ditam a história, que é bastante interessante e prende bem a atenção de quem assiste. O modo como o filme é editado o deixa mais interessante, abrindo um leque de histórias individuais que culminam em uma só, ditando a vida de cada um.
Acho realmente difícil que alguém não goste desse filme, a não ser que se embole um pouco com a quantidade de flashes presentes para contar a história em vários pontos de vista.


Nota: 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário