terça-feira, 26 de maio de 2009

A Lenda de Beowulf

A Lenda de Beowulf
(Beowulf, 2007)


Direção: Robert Zemeckis
Gênero: Animação/Aventura/Ficção
Duração: 113 minutos
Elenco: Ray Winstone, Anthony Hopkins, John Malkovich, Robin Wright Penn, Brendan Gleeson, Crispin Glover, Alison Lohman, Angelina Jolie.



Sinopse:

Inspirado em um antigo poema, o filme conta a história do destemido guerreiro escandinavo Beowulf (Ray Winstone), que precisa defender o reino do monarca Hrothgar (Anthony Hopkins) do feroz demônio Grendel (Crispin Glover). Em uma desesperada batalha, Beowulf acaba matando o monstro, atraindo para si a terrível ira de sua impiedosa e sedutora mãe (Angelina Jolie), que decide vingar sua morte. Anos mais tarde, Beowulf irá se deparar com o maior desafio de sua vida, personificado na figura de um poderoso dragão.

Análise:

Apesar de um elenco pra lá de galático, não se empolgue muito com atuações maravilhosas. Mesmo que nenhum personagem deixe a desejar neste quesito, este é um filme de animação, portanto, as atuações ficam um pouco comprometidas.
O tipo de animação de "Beowulf" é uma espécie de inovação dos produtores, e por isso talvez este filme tenha sido mais uma prova de capacidade do que realmente uma super produção cinematográfica. O modelo de imagem lembra muito o de jogos modernos, com gráficos quase perfeitos, mas que diferem o suficiente da realidade.
Deixando de lado o quesito imagem, vamos falar do filme em si. "A Lenda de Beowulf" é um filme contado em cima de um antigo poema escandinavo, com muita mitologia e fantasia. O protagonista da história segue exatamente esta faixa. Muito seguro de si e um legítimo contador de histórias, Beowulf é um guerreiro que luta através dos mares apenas para ganhar glória e reconhecimento de bravura. Até chegar ao reino de Hrothgar, onde um antigo conhecido de seu pai tem um novo monstro para lhe apresentar. Depois de derrotar o Grendel, ele acaba se envolvendo com a mãe da criatura, que de monstro não tinha nada. Ela promete muita riqueza, glória e um reinado grandioso. Tudo em troca de um novo filho e um tesouro dourado. Angelina Jolie, que interpreta a mãe do Grendel, tem um papel relativamente discreto no filme, mas não menos marcante. Seja pelo ar misterioso da personagem, ou por sua postura sedutora como um ser mitológico.
Através deste contexto a história se desenvolve, mas acaba pecando em muitos quesitos, deixando o filme meio parado muitas vezes, e o transformando em uma grande experiência em pixels, que tenta provar o avanço da tecnologia computadorizada. Se de alguma maneira os produtores tentaram inovar com essas técnicas digitalizadas, a inovação cai por terra quando imaginamos como o filme poderia ser melhor se fosse filmado costumeiramente.
Uma história literalmente épica, com mitos, lutas de espadas e uma batalha contra um dragão que guarda uma surpresa. Uma movimentação interessante, mas com menos ação do que poderia ter para um filme do gênero. Basicamente, "Beowulf" tem apenas duas cenas de ação concretas, e o resto se mantém mais em diálogos e movimentos para mostrar a técnica de filmagem.


Nota: 6,5

Um comentário:

  1. Uma boa história, má aproveitada pela produção. O filme não transmite emoção e a única coisa que empolga são os efeitos especiais e a belíssima direção de arte e animação.

    Imagem 10
    Conteúdo 0

    Fazer o quê...

    ResponderExcluir