terça-feira, 7 de julho de 2009

A Caminho da Guerra

A Caminho da Guerra
(The Way of War, 2008)


Direção: John Carter
Gênero: Ação/Suspense
Duração: 91 minutos
Elenco: Cuba Gooding Jr., J.K. Simmons, Vernel Bagneris, Edrick Browne, J. Omar Castro.



Sinopse:

O paramilitar David Wolfe (Cuba Gooding Jr.) é um assassino altamente treinado e mortal contratado para matar um notório terrorista no Oriente Médio. Durante a missão, ele se defronta com uma conspiração do governo americano envolvendo a alta cúpula da administração. Agora, em ação, David está determinado a expor a verdade antes que seja tarde demais.

Análise:

Depois de uma sequência tremenda de filmes de guerra estrelados por Cuba Gooding Jr., ele finalmente se meteu em uma grande roubada. "A Caminho da Guerra" não é bem um filme de guerra. Tenta ser um filme de suspense com ação, com o contexto de uma conspiração do governo americano, em que o soldado acaba descobrindo, e tenta expor para o mundo.
O foco principal do filme são as maneiras que o secretário de defesa tenta interferir no desejo de David Wolfe em mostrar para a nação os problemas em que seu governo está metido. O problema é que esses métodos não empolgam nem um pouco. O filme não consegue ter boas cenas de ação, e muito menos de suspense. As perseguições a Wolfe são previsíveis e com desfechos nada credíveis. Sem contar com as pessoas que ele encontra pelo caminho que simplesmente sabem como ajudá-lo de uma maneira inacreditável. Só para se ter uma ideia, Wolfe vai até uma loja de conveniência e é salvo dos federais pelo dono, que dá um tiro nos agentes do governo. Sem saber como agir depois, o lojista simplesmente acolhe um estranho que todos querem matar e ainda o leva diretamente ao encontro de quem ele procura. Coincidência ou não?
Para completar os problemas do filme, ele ainda é muito confuso e sem segmento. As cenas em flashes ou memórias aparecem do acaso e uma não completa a outra. O que deixa a história cheia de falhas e sem muitas explicações.
Gosto muito das atuações de Cuba Gooding Jr., e em "A Caminho da Guerra" ela não é ruim, mas a qualidade da trama, comparada aos diversos outros filmes do gênero protagonizados pelo ator, simplesmente colocam este longa na lona, fazendo dele um filme fraco e bem ruim.


Nota: 5,0

Um comentário: