sexta-feira, 1 de maio de 2009

O Traidor

O Traidor
(Traitor, 2008)


Direção: Jeffrey Nachmanoff
Gênero: Drama/Policial
Duração: 114 minutos
Elenco: Don Cheadle, Guy Pearce, Neal McDonough, Saïd Taghmaoui, Jeff Daniels.



Sinopse:

Quando Roy Clayton, o competente agente do FBI (Guy Pearce), inicia as investigações sobre uma perigosa conspiração internacional, todas as pistas levam ao ex-oficial das Forças Especiais do Exército e especialista em explosivos, Samir Horn (Don Cheadle). Muçulmano convicto, ele é a figura taciturna e misteriosa que possui inúmeros contatos com grupos terroristas. Os investigadores do FBI acreditam que Horn esteja ligado a uma série de acontecimentos sucessivos, como o ataque a turistas na Espanha, a fuga em massa de uma prisão no Iêmen e o atentado à embaixada americana em Nice. Mas um emaranhado de contradições emerge, o que leva Clayton a questionar se Horn de fato está por trás de todas as ações ou se trata de algo muito mais profundo e complicado. Obcecado por desvendar a verdade, o agente do FBI vai perseguir Horn aonde quer que ele vá e descobrir um mundo repleto incoerências e de meias-verdades.

Análise:

O Traidor é um filme cheio de reviravoltas, e apesar de não ser um suspense convicto, deixa o expectador apreensivo e na defensiva, sem se arriscar com previsões precipitadas.
O filme mistura ação, suspense, policial e drama, tudo em uma trama bem elaborada que é tão peculiar nos filmes de hoje, o terrorismo.
Através da figura de um homem cujo pai morreu em um atentado, as conclusões são cada vez mais duvidosas sobre o real lado em que o protagonista está.
Por uma boa parte do filme, a figura de um anti-herói é explícita na tela, e o poder do personagem faz com que torçamos pra ele mesmo quando não é algo aprovável. Mas o grande detalhe do filme são mesmo as reviravoltas. Tudo parece sempre dar errado, deixando a vida e a consciência do protagonista cada vez mais complicadas.
O Traidor é mais um filme que mexe com valores religiosos e culturais, deixando uma postura reflexiva de até onde o errado pra uns é certo pra outros e vice-versa. Homens-bomba, atentados terroristas, tudo isso feito para acertar as contas com os infiéis, segundo as leis dos terroristas.
Em meio a tantos filmes que trabalham o tema acima, muito comuns e até repetitivos hoje em dia, este filme se destaca por mesclar gêneros e por suas guinadas na história, deixando quem assiste sem saber quem é o certo e quem é o errado da história por muito tempo. No meu ponto de vista um filme bom, que não desmerece o tempo de ninguém que queira assisti-lo.


Nota: 7,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário