quarta-feira, 3 de junho de 2009

Alien Autopsy

Alien Autopsy
(Alien Autopsy, 2006)


Direção: Johnny Campbell
Gênero: Comédia
Duração: 110 minutos
Elenco: Declan Donnelly, Ant McPartlin, Bill Pullman, Harry Dean Stanton, Omid Djalili, Jimmy Carr.



Sinopse:

Dois amigos que rodavam os Estados Unidos para comprarem antigos filmes do rei Elvis Presley acabam descobrindo por sorte o filme da maior revelação da humanidade. Uma autópsia em um alienígena feita em 1976. Após se envolverem com um mafioso húngaro para conseguirem o dinheiro e comprar a fita, eles acabam a destruindo por acidente. Depois disso, para salvarem a própria pele, eles decidem refilmar a cena, que acaba fugindo do controle de todos e virando a principal matéria em todos os noticiários do mundo.

Análise:

Quem não se lembra dos vídeos desta autópsia que passavam sem parar no Jornal Nacional ou no Fantástico? Me recordo plenamente desses dias de 1995, e confesso que fui um dos que acreditou completamente na autenticidade do vídeo, e fiquei até um pouco transtornado com as cenas. "Alien Autopsy" conta exatamente como surgiu a ideia de filmar uma autópsia falsa dentro de casa, que acabou com uma febre em todos os tele-jornais do mundo.
Apesar de não tão recente, este filme consegue cultivar um humor interno bastante interessante. Não é daqueles filmes de morrer de rir, nem mesmo de rir. É uma comédia com fundo verídico, apenas tirando sarro de todos que julgaram verdadeira essa obra amadora de dois amigos ingleses. Mas tudo de maneira indireta e divertida.
A história tem como plano de fundo a conversa dos dois com um grande produtor de documentários, debatendo a possibilidade de encontrarem agora o verdadeiro filme. Mas é mesmo o processo de encontro, destruição do filme original e criação de uma cópia que faz o filme valer a pena. Sem contar que foi bastante interessante descobrir, mesmo que de maneira exagerada e humorística, como foi realizado o maior trambique da história da televisão.
As confusões em que os amigos se metem para conseguir elaborar o filme, sua fama repentina e suas diferenças de temperamento e personalidade ainda deixam o longa mais divertido. É claro que nem tudo exposto nas cenas é verdadeiro. Não necessariamente foi assim que aconteceu. Mas só ter uma ideia de como foi, e como fomos enganados de maneira tão real, deixa toda a trama muito atraente.
Baseado numa história real, o filme ainda deixa dúvidas sobre a veracidade do filme original, que para os dois amigos, realmente existiu.


Nota: 7,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário