sábado, 25 de abril de 2009

O Equilibrista

O Equilibrista
(Man On Wire, 2008)


Diretor: James Marsh
Gênero: Documentário
Duração: 90 minutos
Elenco: Philippe Petit, Annie Allix, Jean-Louis Blondeau, Ardis Campbell, David Forman, Barry Greenhouse.



Sinopse:

Em 7 de agosto de 1974, o jovem francês Philippe Petit andou durante uma hora sobre um cabo de ferro suspenso entre as duas torres do World Trade Center, em Nova York, sem qualquer equipamento ou rede de segurança. Imediatamente depois, foi preso junto com um grupo de cúmplices, com quem planejou o “golpe” em segredo por oito meses. Retomando materiais de arquivo, o filme reencena o engenhoso trabalho do grupo e entrevista todos os envolvidos neste que ficou conhecido como "o crime artístico do século.

Análise:

Nunca fui de assistir muitos documentários, mas quando os assisto geralmente gosto. Com O Equilibrista não foi diferente. Uma remontagem do maior golpe de todos os tempos nesse ramo, que com certeza têm muitos méritos para ser o grande vencedor do Oscar de melhor documentário de 2008.
Posso dizer que pra quem não tem o hábito de assistir documentários, e em alguns casos até os julgam antes de ter uma noção sobre eles, este é uma boa opção para tentar mudar esses conceitos. Primeiro porque a história é tremendamente envolvente e excitante, com um clima de tensão para saber o que vem depois.
O golpe em sí já é emocionante, afinal de contas, não é qualquer um, nem qualquer plano que burla o sistema de segurança de dois dos que foram grandes ícones de uma nação. Entretanto, mais que mostrar a façanha de Philippe Petit e como ela foi elaborada, O Equilibrista retoma, ainda que de maneira implícita, a discussão sobre as Torres Gêmeas. Sua importância, representação cultural e econômica, tudo isso é colocado em pauta nas entrelinhas.
O documentário tem cara de filme de ação, contado através de entrevistas com os próprios realizadores e representações de cenas mais emocionantes. Além, é claro, das cenas reais de várias façanhas do equilibrista francês.
Um ótimo filme para assistir, refletir e quebrar paradigmas sobre os antigos documentários chatos e entediantes. Recomendo com certeza.


Nota: 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário