sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O Gângster

O Gângster
(American Gangster, 2007)


Direção: Ridley Scott
Gênero: Drama/Policial
Duração: 160 minutos
Elenco: Denzel Washington, Russell Crowe, Carla Gugino, Chiwetel Ejiofor, Josh Brolin, Lymari Nadal, Ted Levine, Roger Guenveur Smith, John Hawkes.


Sinopse:

Ambientado na Nova York da década de 1970, o longa mostra a trajetória de Frank Lucas (Denzel Washington), o maior gângster que já existiu na cidade. À frente dos negócios de seu ex-chefe, conhecido como Bumpy (Clarence Williams III), ele vai até o Vietnã, em plena guerra contra os EUA, atrás de matéria-prima para vender a heróina mais pura e barata encontrada no mercado norte-americano, concorrendo diretamente com a máfia italiana. Baseado em sólidos valores éticos e sempre contando com o apoio de sua família, Lucas começa a demonstrar sua incrível capacidade de coordenar e alterar as regras do universo da máfia local. Paralelamente a isso, o policial Richie Roberts (Russell Crowe), que há tempos vem sofrendo na polícia de Nova York no combate ao crime organizado, por ser um policial honesto dentro de um departamento totalmente corrupto, começa a se dar conta de que algo está mudando no dia-a-dia das ruas da cidade. O encontro inevitável entre os dois fará com que inesperadamente unam forças para limpar a cidade dos malfeitores, sejam eles bandidos ou policiais.

Análise:

O diretor Ridley Scott apresenta mais um grande filme. Com um elenco de fazer inveja pra qualquer filme, e uma trama baseada na história real de Frank Lucas, um traficante de drogas da década de 70, "O Gângster" é um filme intrigante e com muita presença.
Muito premiado por seu roteiro, suas atuações ou sua direção, o que podemos dizer é que este é um filme realmente bom, que trata uma história real de maneira memorável.
A história tem muitas partes distintas, mas cada uma muito bem relacionada com a anterior, sem deixar escapar o foco e o objetivo do diretor.
Os personagens são apresentados aos poucos, e seus dilemas pessoais e familiares também completam uma história que já possui um extenso leque de assuntos tratados. Mas independente da quantidade de situações relatadas em "O Gângster", seu foco é mesmo a vida de Frank Lucas, um ex-motorista que aprendeu muito sobre a vida e sobre vender drogas com seu patrão, e com a máfia.
A forma com que ele toma a frente dos negócios de seu chefe são contadas detalhadamente, e sua maneira de administrar as pessoas envolvidas, vencer seus concorrentes e conquistar seu povo também ficam claras durante o filme.
Um pequeno problema do longa, é que ele tem o desenvolvimento um pouco lento, e demora bastante pra começar o assunto em questão. Por isso, ele fica cansativo em determinados momentos, mas nada que um pouco de paciência não resolva. Com certeza vale a pena esperar.
A história real dá um toque a mais de emoção nos acontecimentos, e o desfecho também é bastante interessante, apesar de um pouco sem emoção, se comparado ao restante do filme.
Minha opinião é que "O Gângster" é um filme muito bom, que merece uma ótima nota, mas que não consegue chegar tão alto por ser cansativo e parado em alguns momentos.


Nota: 7,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário