quarta-feira, 13 de maio de 2009

Atirador

Atirador
(Shooter, 2007)


Direção: Antoine Fuqua
Gênero: Ação
Duração: 124 minutos
Elenco: Mark Wahlberg, Michael Peña, Danny Glover, Rhona Mitra, Ned Beatty.



Sinopse:

Depois de causar a morte de um inocente, Bob Lee Swagger (Mark Wahlberg), um exímio atirador, isola-se nas florestas do Arkansas. Algum tempo depois, ele é persuadido por seus ex-parceiros a ajudá-los a impedir o assassinato do presidente. Mas ele acaba sendo enganado e acusado de ter planejado o crime. Agora, Bob terá de encontrar o verdadeiro assassino e desmascarar a farsa.

Análise:

Este filme é um prato cheio para quem gosta de ação envolvendo armas, suspense e perseguições. O personagem principal é um ex-atirador de elite do exército americano, e um dos únicos capazes de fazer um disparo perfeito de uma distância absurdamente longa. Por isso ele é envolvido e usado como bode expiatório em uma tentativa de matar o presidente dos Estados Unidos.
O arsenal de Sniper´s (rifles de longa distância) é um show à parte, principalmente para quem acha interessante este tipo de armamento. A surpresa reservada para o filme é o temido rifle .50, usado no começo do filme para derrubar um helicóptero.
A história do filme é bastante comum, um homem desapontado com a guerra que resolve se excluir da sociedade nas montanhas apenas com um cachorro, mas que é solicitado pelo governo para uma missão quase impossível de ser realizada. Mesmo com um roteiro tão comum, "Atirador" supera seus concorrentes no gênero, como "Franco-Atirador" e "Atirador de Elite", que nada mais tinham a oferecer além de matança sem sentido. Este filme é diferente neste ponto porque a trama não se resume a isso, e sim a uma conspiração que usa o protagonista para isentar alguns personagens de culpa. Daí em diante já se pode imaginar o que acontece. Swagger, o personagem principal, corre contra o tempo para salvar sua própria vida e provar sua inocência.
Mesmo com essa movimentação óbvia, o filme é bom. As cenas de ação são bem elaboradas e emocionantes, e o armamento é um episódio a parte. Só pra completar, não sou fã de armas e nem a favor delas, muito pelo contrário. Mas não tenho como negar que assistir a um filme com armas tão poderosas, e que fogem ao típico 38, ou as metralhadoras de mão, é bastante legal. E sempre admirei a dedicação e disciplina dos atiradores de elite, por isso meu agrado.
Pra quem gosta de filmes de ação, uma opção muito boa. Certeza de diversão.


Nota: 7,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário