quarta-feira, 1 de julho de 2009

Expresso Transiberiano

Expresso Transiberiano
(Transsiberian, 2008)


Direção: Brad Anderson
Gênero: Suspense/Policial
Duração: 111 minutos
Elenco: Woody Harrelson, Emily Mortimer, Kate Mara, Eduardo Noriega, Thomas Kretschmann, Ben Kingsley.



Sinopse:

O casal americano, Roy (Woody Harrelson) e Jessie (Emily Mortimer), decide pegar um trem em Beijing e ir para Moscou. A ideia vem particularmente dele, apaixonado por trens. No caminho, conhecem Carlos (Eduardo Noriega) e Abby (Kate Mara), com quem criam uma forte ligação que une os viajantes, até que Roy é separado acidentalmente do grupo. Aos poucos, os acontecimentos levam os personagens a complicadas e trágicas situações.

Análise:

"Expresso Transiberiano" começa como um filme bem morno, e a trama demora bastante para se desenvolver. No princípio da viagem do casal Roy e Jessie, eles conhecem dois turistas que se tornam seus companheiros de cabine, e acabam criando uma amizade inesperada.
Este primeiro momento do filme conta bem a personalidade de cada personagem, o amor de Roy por trens antigos e o hobbie de Jessie em bater fotografias. Em meio a um ambiente certas vezes hostil da Rússia, os dois se envolvem demais com o outro casal misterioso e imprevisível, o que acaba acarretando em desconfianças e desencontros entre eles.
A trama começa a mudar quando Carlos, um dos novos companheiros de cabine, inicia uma investida interminável em Jessie, logo depois de descobrir que ela não foi uma mulher exemplar no passado. Estas investidas acabam por terminar em um acontecimento crucial no filme, que dita os próximos movimentos dos personagens.
Independente do clima pesado e gélido imposto pelo desconforto entre os personagens e a temperatura da Sibéria, esta primeira parte do filme não consegue ser grande coisa. Com uma movimentação lenta e cenas repetitivas, principalmente por se passar, na grande maioria do tempo, dentro de um trem.
O filme começa a ficar realmente bom após sua primeira hora de duração. Já em outro trem, o casal divide a cabine com Grinko, um oficial da polícia russa que investiga o tráfico de drogas na região. Aparentemente um homem cheio de histórias e bastante amigável, ele começa a desconfiar do casal após saber do envolvimento com Carlos e Abby, já que a história de Jessie não batia com a confirmação da polícia, e para completar, Carlos deixou alguns "presentes" para Jessie.
Confundindo o casal com traficantes, ele inicia um tratamento bem ao estilo russo, para arrancar o maior número de informações dos dois, o grande problema é que eles não têm muitas informações a dar.
O longa é bom. Nada demais, porém fica intrigante e cativante na última hora de filme. A história é meio furada e cheia de dúvidas, principalmente pela inocência absurda do casal protagonista para se meter em problemas. Mesmo assim é um bom filme para assistir.


Nota: 6,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário