domingo, 17 de maio de 2009

Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas

Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas
(Big Fish, 2003)


Direção: Tim Burton
Gênero: Drama/Aventura
Duração: 125 minutos
Elenco: Ewan McGregor, Albert Finney, Billy Crudup, Jessica Lange, Helena Bonham Carter, Alison Lohman.



Sinopse:

Edward Bloom (Albert Finney) sempre foi um contador de histórias sobre sua extravagante vida quando jovem (Ewan McGregor), quando seu desejo de viajar o levou de uma pequena cidade no Alabama para uma volta ao mundo. Suas explorações místicas variam do divertimento ao delírio, quando conta histórias sobre gigantes, feiticeiras e duas cantoras gêmeas siamesas. Com suas narrações exageradas, Bloom encanta a quase todos que encontra, exceto seu filho Will (Billy Crudup). Quando sua mãe Sandra (Jessica Lange) tenta aproximá-los, Will precisa aprender a separar a realidade da ficção conhecendo os grandes feitos e derrotas de seu pai.

Análise:

"Peixe Grande" é mais que um filme, é uma peça teatral fantasiosa e bela. Uma história contada bem ao estilo de livros infantis, mas de maneira poética e tocante.
Tim Burton se superou na direção de um filme nada convencional, que não tem uma definição adequada de gênero ou segmento. Imagine realmente uma história daquelas que ouvíamos quando criança antes de dormir, com toda sua magia e funcionalidade, passada para as telas da televisão através de uma obra de arte.
O filme mistura poesia, encantamento e fantasia, em um drama divertido e emocionante, contado através das histórias incríveis e duvidosas de Edward Bloom.
Seu filho, que voltou para ver o pai que se aproxima da morte, chega cheio de curiosidade e duvidas sobre a vida do pai, que sempre foi um mistério para ele. De uma maneira firme, ele decide descobrir a verdade sobre as histórias intrigantes contadas por Edward a todos, que chegavam a incomodar o filho. Mas, com o passar da trama, Will vai chegando a conclusões surpreendentes, e descobrindo que a realidade pode ser muito diferente do que ele imaginava.
A maneira lúdica e sensível que as histórias de Edward são contadas ditam a beleza do filme, que emociona tanto pelas cenas quanto pelos diálogos. O longa é uma mistura de fantasia e realidade, mas sem certezas nem definições, que ficam a cargo do expectador.
A vida emocionante e divertida do protagonista é posta na tela de uma forma diferente, delicada e admirável, como em um livro infantil contado para adultos ou crianças, já que esse filme é uma perfeita maneira de extinguir essa diferença. Um filme que emociona pela beleza de suas mensagens ocultas, e que reflete profundamente as coisas boas da vida e como as aproveitamos ou não.
Com personagens cativantes, que vão desde um gigante gentil a um lobisomem nada convencional, "Peixe Grande" é uma história de amor pela vida e por tudo que a cerca, demonstrado em um conto de fadas para gente grande, através de um relacionamento conturbado entre pai e filho.


Nota: 9,5

7 comentários:

  1. Sem duvida um dos melhores filmes que ja vi!

    ResponderExcluir
  2. Ah, parabéns pelo blog, muito bom também. No cyberespaço, repleto de tantas futilidades, é importante encontrar sítios onde se lê sobre assuntos relevantes.

    ResponderExcluir
  3. Baixar o Filme - Big Fish - Big Fish é uma lição de vida, uma visão diferente da vida e do seu significado - http://migre.me/dMmxf

    ResponderExcluir
  4. Uma beleza! Não há dúvida de que a grande imaginação de Tim Burton e sua força visual para recriar impregnados histórias singularidade estão presentes neste filme. O filme não é apenas uma maravilha visual do melhor de hoje; ele também é uma maravilha da história e refletir sobre o conceito de fantasia versus realidade, as relações entre pais e filhos e muitos outros assuntos; tem a capacidade de mergulhar o espectador em uma atmosfera fascinante que intercepta a partir do primeiro quadro para o último.actor Steve Buscemi deu uma chance, e não me arrependo, porque é o melhor que já vi.

    ResponderExcluir