terça-feira, 14 de abril de 2009

Gran Torino

Gran Torino
(Gran Torino, 2008)


Direção: Clint Eastwood
Gênero: Drama
Duração: 116 minutos
Elenco: Clint Eastwood, Cory Hardrict, Geraldine Hughes, Brian Haley, Dreama Walker, Brian Howe, Ahney Her, Bee Vang.



Sinopse:

Walt Kowalski (Clint Eastwood) é um inflexível veterano da Guerra da Coréia, que está agora aposentado. Para passar o tempo ele faz consertos em casa, bebe cerveja e vai mensalmente ao barbeiro (John Carroll Lynch). Sua vida é alterada quando passa a ter como vizinhos imigrantes hmong, vindos do Laos, os quais Walt despreza.
Ressentido e desconfiando de todos, Walt apenas deseja passar o tempo que lhe resta de vida. Até que Thao (Bee Vang), seu tímido vizinho adolescente, é obrigado por uma gangue a roubar o carro de Walt, um Gran Torino retirado da linha de montagem pelo próprio aposentado. Walt consegue impedir o roubo, o que faz com que se torne uma espécie de herói local. Especialmente para Sue (Ahney Her), mãe de Thao, que insiste que deve trabalhar para Walt como forma de recompensá-lo.

Análise:

É impressionante como Clint Eastwood realmente nasceu para o cinema. Além de suas décadas como um ator revolucionário, sua carreira como diretor de cinema cresce cada vez mais com todos os méritos.
Gran Torino é uma realização maravilhosa. A forma como conta a vida pacata do aposentado Walt, seus preconceitos, sua forma antiquada de viver em sua vizinhança é incrível. Um senhor com vários problemas familiares acumulados, com um relacionamento distante de seus filhos, e desgostado por seus netos. Além disso, o convívio com sua vizinhança, que há muito tempo é dominada por imigrantes norte-coreanos, não é nada amigável, já que Walt é um ex-combatente da guerra da Coréia.
O filme realmente consegue mexer com nossas emoções e sentimentos, relevando a importância da amizade, relacionamentos humanos e confrontando preconceitos antigos. Um filme mágico, com a assinatura de Clint Eastwood como diretor e protagonista, e por sinal um tremendo protagonista, como só ele consegue ser.
Um ótimo filme para assistir, digno de uma das maiores estrelas de Hollywood.


Nota: 9,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário