segunda-feira, 13 de abril de 2009

O Visitante

O Visitante
(The Visitor, 2007)



Direção: Thomas McCarthy
Gênero: Drama
Duração: 104 minutos
Elenco: Richard Jenkins, Haaz Sleiman, Danai Jekesai Gurira, Hiam Abbass.



Sinopse:

Walter (Richard Jenkins) é um professor univesitário sisudo, sério e sem muitas motivações na vida. Em uma viagem para uma conferência ele conhece o casal Tarek (Haaz Sleiman) e Zainab (Danai Jekesai Gurira), dois imigrantes ilegais que estavam morando escondidos em seu apartamento, onde há muito tempo ele não ia.
Comovido com a situação dos dois, o professor resolve deixá-los temporariamente morando em seu apartamento, onde nasce uma grandiosa amizade, renovando a alegria de viver que tanto faltava em Walter.
As coisas só ficam mais complicadas quando a polícia da imigração interfere no relacionamento entre eles, e a partir daí Walter fará de tudo para solucionar o problema dos amigos, fazendo nascer uma virtuosidade nunca conhecida por ele.

Análise:

Existe apenas uma palavra que define esse filme, excepcional. Tratando de um assunto tão recorrente não só nos Estados Unidos, mas no mundo todo, O Visitante mostra diversas facetas culturais, exemplos de vida e de amizade, e ainda de quebra, desmistifica qualquer padrão e preconceito que as pessoas podem ter.
Um filme sobre emoções humanas, amizade, amor e renascimento, tratando esses assuntos de maneira sutil e lúdica.
Através da imagem séria e centrada do professor Walter, as emoções mexem conosco, e é impossível não acompanhar o filme como se fossemos personagens reais.
Com a ajuda da música e do tambor de Tarek, Walter descobre prazeres simples da vida que antes não faziam parte de seu cotidiano, deixando sua rotina diferente e divertida.
Com uma trama realista e inteligente, o andamento percorre várias situações, até culminar em um encontro emocionante e distorcido entre todos os personagens.
Ria, chore e se emocione com um filme definitivamente maravilhoso, que mexe com os sentimentos de qualquer pessoa.


Nota: 9,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário