quarta-feira, 29 de julho de 2009

Invasão de Domicílio

Invasão de Domicílio
(Breaking and Entering, 2006)


Direção: Anthony Minghella
Gênero: Drama
Duração: 120 minutos
Elenco: Jude Law, Juliette Binoche, Robin Wright Penn, Martin Freeman, Ray Winstone, Vera Farmiga, Rafi Gavron.



Sinopse:

Will (Jude Law) e seu amigo Sandy (Martin Freeman) têm uma próspera firma de arquitetura paisagista e recentemente mudaram-se para a região de King's Cross, o centro da mais ambiciosa regeneração urbana da Europa. Seu escritório, de tecnologia avançada, atrai constantemente a atenção de ladrões locais e Will, farto depois de mais uma invasão, persegue um dos jovens membros da quadrilha, Miro (Rafi Gavron), até o apartamento em que mora com sua mãe Amira (Juliette Binoche), uma refugiada bósnia.

Análise:

Definitivamente um filme brilhante. Várias tramas contadas dentro de um só contexto. Situações distintas formando um leque de dramas pessoais, fazem de "Invasão de Domicílio" uma grande obra do cinema.
Os assuntos abordados são todos polêmicos, e dão muito a descorrer. Refugiados, traição, assalto, redenção, bondade e oportunidades. Todos estes assuntos tratados em uma mescla competênte e inteligente dos produtores do longa. Jude Law em mais uma atuação de gala, não diferente do resto do elenco.
A história começa com sucessivos assaltos a um escritório no subúrbio de Londres. Quando os donos chegam a conclusão de que a polícia não vai fazer nada, eles mesmos resolvem dar um jeito, e assim eles descobrem que o assaltante é um garoto de 15 anos.
A curiosidade leva o dono do escritório até a casa do ladrão, e uma discreta investigação pessoal sobre a vida do mesmo acaba resultando em um envolvimento forte com a mãe do garoto.
A forma com que o personagem repensa toda sua vida até aquele momento, pesando as coisas boas e as que poderiam melhorar em sua vida pessoal, é brilhante. O drama envolvente, misturado a uma tensão no ar, faz da trama cada vez mais interessante e curiosa.
As vidas marcadas dos personagens, misturados a ambientes familiares desconfortáveis, levam a busca por uma nova felicidade a dilemas intermináveis, e a dúvida sobre a presença do amor é constantemente debatida entre as relações.
"Invasão de Domicílio" é um drama envolvente e cheio de reflexões. A família é o fundo do debate implícito, mas os assuntos vão muito além disso. Com certeza vale a pena assistir.


Nota: 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário