sábado, 2 de maio de 2009

Felon

Felon
(Felon, 2008)


Direção: Ric Roman Waugh
Gênero: Drama
Duração: 104 minutos
Elenco: Val Kilmer, Stephen Dorff, Harold Parrineau, Sam Chepard, Marisol Nichols e Anne Archer.



Sinopse:

Depois que mata, acidentalmente, um ladrão que invade sua casa, um pai de família dedicado tem a vida virada do avesso e perde tudo. Condenado a três anos em uma penitenciária de segurança máxima, local em que as regras da sociedade de nada servem, já que os presos têm seu próprio código de honra, é obrigado a dividir a cela com um perigoso assassino que foi vítima de espancamentos orquestrados pelo chefe dos guardas. Ele terá, agora, de se tornar o preso mais durão do pedaço para manter sua integridade física. Sem alternativas, encara o maior e mais difícil desafio por que já passou.

Análise:

A principio Felon pode parecer mais um filme de prisões americanas, com todas as suas gangues, e seus sistemas internos e tudo o mais. Mas este filme vai muito além disso. Sem dúvida alguma, este é um dos melhores filmes sobre o sistema penitenciário americano, retratando os fatos de maneira cruel é impiedosa.
Só pra explicar o título do filme, Felon é um termo usado para designar um crime grave nos Estados Unidos, e este é o grande confronto do filme, um homem bom e honesto que é condenado por um crime grave enquanto tentava proteger sua família.
Como não poderia deixar de ser, o novato na cadeia conhece um preso mais experiente, que o ensina como viver lá dentro. Nesse filme, este prisioneiro experiente é interpretado brilhantemente por Val Kilmer, que faz o papel de um prisioneiro soturno e individualista, com uma personalidade misteriosa.
O que faz de Felon um filme além das espectativas é a maneira sádica que ele trata os acontecimentos dentro da prisão, moldados por um policial chefe que desconta seus problemas pessoais em outras pessoas e nos prisioneiros. Nada de amizades, nem de conversinhas nem nada. A realidade é tratada de forma sangrenta.
Um filme que nos faz refletir sobre a linha tênue entre o certo e o errado, os problemas e brechas na justiça. Até onde uma pessoa pode chegar para se proteger ou preoteger aos outros.
Mais do que chegar a conclusões, Felon deixa um vago sobre questões éticas de justiça, e sobre o direito ou não de matar.
Um drama envolvente e impactante, que agrada sem erros a qualquer pessoa. Um filme muito bom.


Nota: 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário