terça-feira, 2 de junho de 2009

A Lista - Você Está Livre Hoje?

A Lista - Você Está Livre Hoje?
(Deception, 2008)


Direção: Marcel Langenegger
Gênero: Suspense
Duração: 108 minutos
Elenco: Ewan McGregor, Hugh Jackman, Michelle Williams, Natasha Henstridge.



Sinopse:

O contador Jonathan Messer (Ewan McGregor) é um rapaz solitário, até conhecer o Wyatt Bose (Hugh Jackman), que o encoraja a entrar numa rede de sexo anônimo, na qual lindas garotas estão apenas a um telefonema de distância. Jonathan conhece uma garota com quem cria uma forte ligação, mas logo descobre que os motivos da aproximação de Wyatt são muito mais sinistros do que parecem.

Análise:

"A Lista" é um filme que deu certo e errado ao mesmo tempo. Começa muito bem, mostrando um suspense psicológico de qualidade e bastante funcional, mas quando chega o momento mais crucial do filme ele simplesmente põe tudo a perder com um desfecho muito fraco.
Ao menos posso dizer que este não é um filme previsível, em certas partes até acertamos alguns palpites sobre os personagens ou de que lado eles estão, mas quando uma coisa parece ser algo, ela simplesmente não é.
A mudança repentina no estilo de vida de Jonathan (Ewan McGregor) o deixa vislumbrado. Um rapaz contido e muito tímido que se vê caído de para-quedas em um clube de sexo anônimo. Dependendo apenas de uma ligação para conhecer mulheres que ele nunca sonhava antes, sua vida parece estar em uma grande mudança. Até que ele comete o erro de se apaixonar por uma das mulheres do clube, quebrando todas as regras e se metendo em problemas maiores do que ele poderia lidar.
O suspense predomina no filme por quase todo o tempo. Geralmente com muita qualidade, em uma trama bem elaborada e suntuosa a principio. "A Lista" tinha tudo para ser um grande filme, mas acaba com sua grandiosidade no final, quando muitas aparições absurdas resolvem acontecer. Várias questões ficam vagas e sem respostas, como por exemplo a questão do passaporte falsificado que um simples qualquer, no caso o contador Jonathan, consegue tirar para viajar para a Espanha e ainda sacar vinte milhões de dólares. Além disso, o filme ainda fecha com uma cena completamente fora da realidade, indo contra toda a história do filme simplesmente para ter um final feliz.
Analisando de forma direta, o filme é muito bom durante quase todo o tempo, mas seu desfecho põe tudo a perder e deixa uma última impressão péssima de "A Lista". Mesmo assim continua sendo um bom filme.


Nota: 6,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário