segunda-feira, 4 de maio de 2009

Guerra ao Terror

Guerra ao Terror
(The Hurt Locker, 2008)


Direção: Kathryn Bigelow
Gênero: Guerra/Drama
Duração: 130 minutos
Elenco: Jeremy Renner, Anthony Mackie, Brian Geraghty, Guy Pearce, Ralph Fiennes, David Morse.



Sinopse:

Para um grupo de soldados americanos, alguns dias os separam do retorno para casa. Um período relativamente curto, se não fosse por tantas ocorrências que transformassem esse fim de jornada em um verdadeiro inferno. As forças armadas precisam de especialistas não só nos campos de combate mas também no dia a dia, na proteção do grupo contra insurgentes que promovem atentados, matando milhares de cidadãos. Conheça a dura realidade destes soldados e descubra que, ao contrário do que todos eles pensam, a luta jamais terminará.

Análise:

Com certeza esse é um filme de guerra diferente. Nada muito parecido com Rambo ou coisas do gênero, apesar de eu gostar de Rambo. Guerra ao Terror é um filme que mistura ação do cotidiano do exército americano com dramas pessoais e individuais. Um filme que mostra as necessidades e carências de cada um, e a fragilidade que mesmo um soldado armado pode sentir em meio a uma guerra tão cruel como a do Iraque.
Neste filme a história é contada através de um grupo de três oficiais do exército americano, pertencentes ao esquadrão anti-bombas. Com a estadia com os dias contados em terras iraquianas, o grupo precisa de pouco mais de um mês para voltar pra casa, mas o tempo não é tão curto como imaginamos em uma terra em guerra.
Os atentados terroristas, tão comuns na região, consomem as vidas dos oficiais aos poucos, levando-os a ficarem com os nervos à flor da pele.
Cada um dos personagens têm características e temperamentos diferentes, o que torna o convívio entre eles um desafio ainda maior, enfrentando seus medos e demônios.
O filme conta com atuações brilhantes, que mereceriam estar em um Oscar, e que fazer da trama sensível e catastrófica ao mesmo tempo. Dessa maneira, o longa ultrapassa os limites de um filme de guerra comum e ruma ao brilhantismo de um drama pessoal e ético.
Considero Guerra ao Terror um filme ótimo, mesclando ação no ponto certo com questões reflexivas e interpessoais.


Nota: 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário