terça-feira, 14 de abril de 2009

Missão Babilônia

Missão Babilônia
(Babylon A.D., 2008)


Direção: Mathieu Kassovitz
Gênero: Ação/Ficção Científica
Duração: 90 minutos
Elenco: Vin Diesel, Mélanie Thierry, Michelle Yeoh, Gérard Depardieu, Lambert Wilson, Charlotte Rampling.



Sinopse:

Baseado no livro Babylon A.D., de Maurice G. Dante, o longa traz Vin Diesel como ator principal, interpretando Toorop, um matador profissional mercenário que teve seu DNA marcado e taxado como “persona non grata” nos Estados Unidos.
Vivendo na Mongólia, é pago para levar a irmã de um convento (Michelle Yeoh) e sua pupila Aurora (Mélanie Thierry) aos Estados Unidos em segurança. Durante a viagem que cruza países em conflito, com direito a Estreito de Bering congelado novamente, ele descobre que Aurora seria uma suposta salvação para a humanidade ou a causa de destruição da mesma. Dessa forma a viagem dos três se torna ainda mais complicada.

Análise:

Antes de falar diretamente sobre Missão Babilônia eu gostaria de fazer um desabafo. Antes de assistir a esse filme eu lí diversas críticas, e em absolutamente nenhuma ninguém falava nada positivo do filme, o rebaixando a um verdadeiro lixo. Fico realmente indignado com isso. O que uma pessoa espera quando assiste um filme do Vin Diesel no cinema? Ou aluga um filme dele? Será que alguém acha que vai assistir uma obra de arte do cinema ou algo assim? Vin Diesel é Vin Diesel, ou seja, explosões, lutas, tiros, perseguições, seja lá o que for os filmes dele sempre foram e sempre serão exagerados. Então, se você não gostou de Triplo X, A Batalha de Riddick e outros filmes estrelados pelo ator, não assista este também, senão você vai ser apenas mais um desses chatos, que critíca o filme antes mesmo de assistí-lo.
Terminado meu desabafo, Missão Babilônia é exatamente um filme de explosões, lutas, tiros e persguições, com direito a uma freira que bate em todos e uma vidente que é a possível salvação da humanidade. Mas mesmo assim é um filme bom de se assistir. Com cenas que, mesmo exageradas, foram bem realizadas, o filme conta com a mesma atuação mediana de Vin Diesel de sempre, mas suficiente para realizar um filme bacana de ver.
Para evitar críticas futuras, assista Missão Babilônia quando não tiver outro filme para ver, e apenas se você gostar de filmes como Rambo, O Predador, Carga Explosiva e outros do gênero. No mais, é um filme bom, sem muita trama nem história, e com muita adrenalina e testosterona.


Nota: 7,0

3 comentários:

  1. Amigo, o filme não é sobre explosões simplesmente.

    Primeiro o nome: "Missão Babilônia" (Babylon AD, em inglês, que significa "Babilônia depois de Cristo" ou "Babilônia atual".

    Antigamente, a Babilônia representava o pecado e a Torre de Babel foi uma tentativa de o homem afrontar a Deus, tentando ligar o homem ao céu.

    Segundo: a menina grávida. Ele está grávida, mas é uma virgem. Isso faz referência à Maria, que deu a luz a Jesus, quando era virgem. No filme, eles apresentam a menina, como alguém com super poderes, uma espécie de mutação genética, vinda desde a infância. Ela dá a luz a gêmeos, de duas raças, que representa uma nova raça de super humanos, que convive em paz.

    Tudo isso é a ideia do Anticristo bíblico. Perceba que Vin Diesel é associado à Jesus, quando morre e ressucita. Esses sinais e milagres são parte do plano bíblico do Anticristo, para enganar a humanidade.

    E qual é a Babilônia atual? Nova York. Ela representa a nova cidade do pecado. E a menina precisa ir até essa nova Babilônia, para que coisas aconteçam e ela possa dar a luz aos bebês.
    Perceba no começo do filme, que faz referência a Nova York. Exatamente quando na tela aparece escrito "Babylon" (Babilônia), é quando o personagem passa por um prédio em que está pichada a estátua da liberdade. A estátua é um símbolo egípcio luciferiano, e é a meretriz da da nova Babilônia: Nova York. (Pesquise)

    A arte da capa do filme e os caracteres dos nomes dos atores que aparecem no início, pode reparar, quando o nome possue a letra "e", eles trocam por "3", então o nome do Vin Diesel, fica "Vin Di3s3l", que é o número "33", se referindo a idade em que Jesus morreu e ressucitou. O mesmo acontece com o personagem no filme, a certo momento.

    A ideia básico do filme é que do caos mundial surge a ordem, a Nova Ordem Mundial, em que haverá um só governante (Anticristo) e haverá uma falsa sensação de paz entre as pessoas. Por isso, termina com ele cuidando de uma nova raça de seres humanos, modificados geneticamente e com todos vestidos de branco, para representar uma Nova Era: a Era de Aquários e o governo mundial único do Anticristo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo comentário

    ResponderExcluir