segunda-feira, 25 de maio de 2009

Rambo IV

Rambo IV
(Rambo, 2008)


Direção: Sylvester Stallone
Gênero: Ação
Duração: 91 minutos
Elenco: Sylvester Stallone, Julie Benz, Matthew Marsden, Graham McTavish, Reynaldo Gallegos.



Sinopse:

John Rambo se recolheu no norte da Tailândia, onde pilota um barco no rio Salween. Na fronteira com a Birmânia, a mais longa guerra civil acontece entre birmaneses e a tribo karen, um conflito de quase 60 anos. Mas Rambo tem uma vida simples e solitária nas montanhas e selvas e há muito tempo desistiu de lutar. Até que um grupo de missionários de direitos humanos o procura pedindo sua ajuda. O grupo logo é capturado, e um pastor contrata um grupo de mercenários para resgatá-los. Apesar de ter sido um soldado treinado para matar, Rambo reluta em se envolver em conflitos violentos após tanto tempo. Suas feridas cicatrizaram, mas ainda estão visíveis.

Análise:

Foi com grande estilo que Rambo voltou as telas. Apesar da aparência visivelmente mais velha do que no último filme, Stallone ainda mantém um ritmo de ação frenético em seus filmes. O conflito interno do ex-soldado assassino tenta ser um pano de fundo para dar mais contexto ao filme, mas as feridas de Rambo, e sua relutância em voltar a lutar não representam praticamente nada diante da ação disparada do filme.
Sou meio suspeito pra falar, pois sempre gostei dos filme do Rambo. Desde criança que tinha ele como meu ídolo e herói. O soldado solitário e sem nenhuma expressão no rosto, com uma frieza fora do normal rendia filmes de ação grandiosos. E ainda hoje rende, "Rambo IV" é pura ação, tiros, guerra e violência. Nada mais que isso, mas com adrenalina pura.
Não da pra falar muita coisa da trama deste filme, já que ela é muito fraca e sem expansão, mas a intenção de Stallone ao dirigi-lo era exatamente lembrar os velhos tempos do soldado sem nada a perder. Impressionante é que, qualquer outro filme que fosse matança do começo ao fim, com guerra e tiros o tempo todo, não seria tão bom. Provavelmente iria deixar muito a desejar no contexto, mas Rambo não é um personagem qualquer, ele é um ícone do cinema de ação, e por isso não seria melhor se a história tivesse muitos complementos além da matança e da guerra.
Com excessão de "Rambo - Programado Para Matar", quando o personagem foi apresentado ao mundo, e por isso a ação foi um pouco menos intensa, todos os outros filmes do herói são extremamente movimentados. "Rambo IV" lembra muito o segundo filme da série, quando ele foi mandado para a guerra do Vietnam e matou praticamente todo mundo. Nesse filme ele também mata quase todos.
Para quem gosta do personagem, ou de filmes com muita matança e ação desenfreada, este filme satisfaz qualquer fã. Contando com muitos tiros, explosões, e uma equipe de mercenários no apoio do protagonista, o filme é bastante pesado em suas mortes, mas com uma qualidade tremenda no nível de movimentação.


Nota: 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário