sexta-feira, 24 de abril de 2009

Ataque Terrorista

Ataque Terrorista
(Shoot On Sight, 2007)


Direção: Jag Mundhra
Gênero: Drama
Duração: 112 minutos
Elenco: Naseeruddin Shah, Greta Scacchi, Alex McSweeney, Om Puri, Brian Cox.



Sinopse:

Nascido no Paquistão e casado com uma mulher de origem inglesa, o comandante Tariq é escalado para investigar um assassinato ocorrido no metrô de Londres, onde policiais mataram a tiros um muçulmano suspeito de ser terrorista. Depois que é descoberta a inocência da vítima, Tariq começa a sentir na pele o estigma do sangue paquistanês. Pela comunidade muçulmana, ele passa a ser visto como traidor. Os policiais da corporação onde trabalha, por sua vez, nutrem um ácido preconceito contra ele, gerando grandes obstáculos para encontrarem as respostas.

Análise:

Ataque Terrorista é um bom filme sobre preconceito, em um tema tão recorrente desde o atentado de 11 de setembro. O conglomerado de situações questionáveis tratadas no filme o deixam interessante e reflexivo, e nos faz pensar em até onde o receio e a prevenção são válidos em uma situação tão delicada. Durante as passagens de Ataque Terrorista, o preconceito contra o povo paquistanês e os muçulmanos em geral é o assunto foco, mas as linhas de raciocínio vão além desses limites e questionam este preconceito de várias maneiras, até um certo complexo do próprio povo vitimado, que mantém um sentimento de inferioridade e pré-julgamento de todas as opiniões.
O andamento do filme é meio cansativo, já que, além de bem independente, trata do assunto de uma maneira muito imaginativa, reforçado por apelos culturais e religiosos. De qualquer maneira o filme lida bem com assuntos como guerra santa, grupos de pensamento diferentes dentro da cultura muçulmana, preconceito, e os próprios atentados terroristas em sí.
Um filme para assitir e refletir muito, mas sem grandes emoções e sequências, que é onde ele deixa mais a desejar. Recomendo para quando não houverem outros filmes melhores para assistir.


Nota: 7,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário