sexta-feira, 5 de junho de 2009

Um Ato de Liberdade

Um Ato de Liberdade
(Defiance, 2008)


Direção: Edward Zwick
Gênero: Drama/Ação/Guerra
Duração: 137 minutos
Elenco: Daniel Craig, Liev Schreiber, Jamie Bell, Alexa Davalos, Allan Corduner.



Sinopse:

Tuvia (Daniel Craig), Zus (Liev Schreiber) e Asael Bielski (Jamie Bell) são três irmãos judeus que vivem na Polônia ocupada pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Eles decidem enfrentar o inimigo e partem em direção a uma floresta na Bielo-Rússia. Lá, os irmãos Bielski unem-se à resistência soviética e fundam uma vila para proteger 1.200 judeus.

Análise:

Baseado em fatos reais, "Um Ato de Liberdade" conta de maneira empolgante a história de três irmãos que fundaram um pelotão de resistência contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial. Formado só por judeus, o gruop liderado por Tuvia (Daniel Craig) passa por inúmeras dificuldades, sem contar que não parava de crescer com a chegada de mais fugitivos, mesmo que fossem crianças, doentes ou idosos, chegando a beira de fugir ao controle.
A história é contada de uma maneira diferente do habitual. Não fica presa aos massacres vividos pelos judeus na época, e sim a formação do grupo de resistência, sua manutenção e função, deixando o filme com uma dramaticidade imponente.
A história dos irmãos Bielski é cheia de discussões e desentendimentos. Com temperamentos diferentes, Tuvia e Zus, os dois mais velhos, acabam se separando no andamento da história, já que um queria proteger seu povo e os levar para um local seguro, enquanto o outro queria vingança contra os nazistas e começar um enfrentamento armado. Através dessas diferenças, os dois proporcionam momentos de grande tensão no filme.
O clima de auto-tortura que a falta de comida e a insegurança frequente deixam nos personagens, dificulta ainda mais o modo de liderar o grupo de pessoas, que passa a não saber ao certo se estão se protegendo ou se matando, colocando em pauta, por diversas vezes, a liderança de Tuvia.
O filme possui uma veia dramática muito boa, unida a uma ação na medida certa e uma história real, o que faz de "Um Ato de Liberdade" um grande filme.


Nota: 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário