sexta-feira, 4 de junho de 2010

Onde Vivem os Monstros

Onde Vivem os Monstros
(Where The Wild Things Are, 2009)



Direção: Spike Jonze
Gênero: Drama/Aventura/Fantasia
Duração: 101 minutos
Elenco: Forest Whitaker, Catherine Keener, Paul Dano, James Gandolfini.



Sinopse:

Max (Max Records) é um garoto travesso mandado de castigo para seu quarto depois de desobedecer a mãe. Porém, a imaginação do menino está livre e o transporta para um reino desconhecido. Encantado, Max parte para a terra dos Monstros Selvagens, onde Max é o rei.

Análise:

Este é um filme que vai muito além da imaginação de uma criança. "Onde Vivem os Monstros" é um filme de fantasia, que conta a história de um garoto de 10 anos que se sente muito deslocado dentro de sua própria casa. Buscando maneiras de sorrir e ganhar atenção das pessoas, Max faz de tudo para conseguir que sua família fique junto a ele.
Pra quem acha que o filme é infantil, a questão é exatamente ao contrário. De uma forma bastante lúdica e dramática, uma simples história infantil se mostra altamente complexa e aprofundada, envolvendo na trama a imaginação e os sentimentos de uma criança.
O sentimento de abandono de Max o faz buscar no fundo de sua imaginação um mundo onde ele é o próprio rei, e as coisas funcionam da maneira que ele deseja. Seus novos amigos são como ele sempre imaginou, e agem da maneira que ele gostaria que fosse. Mas mesmo assim as dúvidas e receios de uma criança falam mais alto quando a solidão, o medo e saudade batem.
O filme tem uma essência bastante pura, com personagens criativos e diferentes, e com diálogos simples, porém profundos. Não é um filme que agrada a todos, principalmente por seu caráter alternativo e incomum, mas é um filme muito bonito e tocante, que fala de amizade, sentimentos e sensações de uma maneira muito singela e pura.
Recomendo o filme para quem é livre de preconceitos, pois a trama e os personagens são realmente diferentes. Pra quem gosta de um bom filme reflexivo, vale à pena conferir.


Nota: 7,0

Um comentário:

  1. Achei o filme muito bom e me vi nele. Penso que muita gente se sentiu assim, mesmo se tratando do personagem principal sendo uma criança. O fato é que todos precisamos crescer e encarar as mudanças na vida, coisa que Max não quer encarar...muito bom. :)

    ResponderExcluir