segunda-feira, 11 de maio de 2009

O Curioso Caso de Benjamin Button

O Curioso Caso de Benjamin Button
(The Curious Case of Benjamin Button, 2008)


Direção: David Fincher
Gênero: Drama/Romance
Duração: 167 minutos
Elenco: Brad Pitt, Cate Blanchett, Tilda Swinton, Jason Flemyng, Taraji P. Henson.



Sinopse:

Um homem que nasce com aparência de 80 anos, interpretado por Brad Pitt, começa a rejuvenescer inexplicavelmente. E ao se apaixonar por uma mulher de 30 anos (Cate Blanchett), se encontra em uma situação complicada, não sabe como manterá o relacionamento se ficar cada vez mais jovem, enquanto ela fica mais velha.

Análise:

A primeira coisa que não se pode deixar de dizer sobre este filme é que ele é incrivelmente demorado. Com mais de duas horas e meia de duração, o filme perde um pouco de sua essência tão bonita pelo tamanho de sua metragem, o que deixa o longa bastante cansativo. Sendo assim, evite assistir este filme tarde da noite ou quando já estiver com o sono predisposto.
"O Curioso Caso de Benjamin Button" começa com um clichê terrível, que não víamos desde Titanic. A vida de uma pessoa contada em lembranças por ela mesma depois de velha. Tudo bem que neste caso, acontece como um complemento da história, já que a juventude e a velhice são retratados diretamente na trama.
A história do filme é bastante interessante, de um homem que nasce velho e vai rejuvenescendo aos poucos. Misturada com uma história de amor complicada e difícil pelas circunstâncias, o filme se torna bastante interessante e inteligente.
A maneira com que a trama é fundida com ambientes de época, muita música e acontecimentos do passado na história americana, a deixam com um paralelo bem organizado. Entretanto, o diretor exagera nos rodeios de câmera, nas pirotecnias visuais e nas narrativas desnecessárias e cansativas.
Um outro clichê batido, é exatamente a narrativa utilizada no filme, em forma de diário. Os personagens contando literalmente a cena que estamos assistindo enquanto ela passa. Isso torna o filme um pouco sem sal em certas partes.
Já o romance tratado no longa é bem elaborado. Um casal que se apaixona, mas são impedidos de ficarem juntos por uma brincadeira do tempo e da natureza. A maneira com que ambos lidam com a questão da inversão de tempo é emocionante e triste ao mesmo tempo. As idas e vindas entre o casal, brigas e reconsiliações, tudo isto proporciona acontecimentos dramáticos no andamento do longa.
A história fantasiosa de Benjamin Button é inteligente e original, unida ao romance nada comum entre os dois personagens principais, deixa ainda mais valoroza a trama do filme. Contém alguns defeitos imperdoáveis, e também excessos de narrativa e de duração, o que o tornam um pouco cansativo. Mesmo assim recomendo o filme como uma experiência diferente e inovadora de roteiro e trama. Para as pessoas que não têm muita paciência com filmes enormes, a dica é assisti-lo em dois tempos, pois vale a pena.


Nota: 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário