terça-feira, 12 de maio de 2009

RocknRolla - A Grande Roubada

RocknRolla - A Grande Roubada
(RocknRolla, 2008)


Direção: Guy Ritchie
Gênero: Ação
Duração: 114 minutos
Elenco: Gerard Butler, Thandie Newton, Jeremy Piven, Tom Wilkinson, Karel Roden, Idris Elba.



Sinopse:

Um chefão da nova máfia russa de Londres organiza uma grande transação ilegal, envolvendo milhões de libras esterlinas e atraindo todos os criminosos do submundo local. De um perigoso lorde do crime a uma contadora sensual, de um político corrupto a pequenos e ambiciosos ladrões, não há criminoso em Londres que não faça seus planos para usufruir do negócio. Inicia-se assim uma grande confusão, na qual representantes da velha e da nova escola do crime entram em confronto direto.

Análise:

Este é o mais novo filme de Guy Ritchie, popularmente conhecido como ex-marido da Madonna. Seguindo a mesma linha de filmes como "Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes" e "Snatch – Porcos e Diamante", que também são dirigidos por Ritchie, este é mais um filme de ação misturado com comédia e a toda velocidade em sua trama.
No meu ponto de vista, "A Grande Roubada" não tem nada mais a acrescentar que os outros filmes do diretor já não tenham feito. Comparando com as outras obras, posso dizer que esta é a pior, principalmente pelo estilo de direção acelerado tão batido.
A trama é basicamente a seguinte. Vários personagens espalhados pela história, todos com uma ligação mínima, mas que competem por um mesmo fim. Dessa forma as tramas se entrelaçam e formam uma grande teia de personagens de todos os tipos brigando entre si para conseguir algo. Neste caso, um quadro de colecionador e dinheiro. Um, diretamente ligado ao outro.
O filme contém boas piadas. Humor negro, sarcasmo, deboches e um pouco mais, apesar de meio apelativos as vezes. A homofobia é tratada em um paralelo com a amizade entre homens, e as piadas relacionadas a estas são realmente irônicas.
O grande problema desse filme é que ele enrola muito. Nem é um filme grande, mas para apenas uma justificativa de perseguição para todos os personagens, algumas cenas são meio cansativas. Se você gosta dos filmes de Guy Ritchie, este é mais um exatamente igual aos anteriores, mas se você não está tão adaptado a filmes acelerados e um pouco estranhos, é melhor não arriscar.


Nota: 7,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário