terça-feira, 19 de maio de 2009

Homem de Ferro

Homem de Ferro
(Iron Man, 2008)


Direção: Jon Favreau
Gênero: Ação
Duração: 127 minutos
Elenco: Robert Downey Jr., Terrence Howard, Gwyneth Paltrow, Jeff Bridges, Samuel L. Jackson, Leslie Bibb, Stan Lee, Shaun Toub, Bill Smitrovich, Faran Tahir.


Sinopse:

A vida do inventor e maior fornecedor de armas do governo americano Tony Stark (Robert Downey Jr.) nunca mais será a mesma depois que ele é atacado e mantido refém por um grupo de rebeldes afegãos. Ferido por estilhaços de granada que se alojam perto de seu coração, Tony recebe a ordem de construir no cativeiro uma devastadora arma, mas, em vez disso, usa suas habilidades para criar uma armadura que permite que ele consiga fugir. Ao retornar aos Estados Unidos, Tony promete dar um novo rumo às Indústrias Stark. Ele passa dias e noites desenvolvendo e aperfeiçoando uma avançada armadura que lhe propiciará uma força sobre-humana.

Análise:

Essa é mais uma aposta da Marvel que deu certo. Depois de quase esgotar a lista de heróis da companhia, "Homem de Ferro" traz uma produção super elaborada, com efeitos especiais grandiosos e um personagem diferente do habitual.
Tony Stark, o homem por trás da máscara, é literalmente um playboy rico e bon vivan, que destoa totalmente do normal em heróis dos quadrinhos, geralmente discretos e ocultos.
O filme tem um andamento bastante lento no começo, e a apresentação do personagem é feita de uma forma não muito adequada, através de um vídeo corporativo de sua empresa, mas colocando o personagem como um Deus. Narcisismo à parte, Stark é um personagem simpático, e seu estilo despojado deixa o filme divertido de assistir. Completando a diversão, em determinadas partes do filme o humor é bem presente, tanto no protagonista, que ainda por cima é desastrado, quanto em suas máquinas robóticas cativantes, que o ajudam de maneiras nada convencionais.
A primeira hora de filme apresenta o personagem, ainda sem a armadura de ferro, e inicia a trama no Afeganistão, onde ele é capturado por rebeldes. Daí em diante ele começa a elaborar secretamente a armadura que tiraria ele e seu ajudante provisório daquela situação. Apesar de interessante, essa construção da ideia é meio cansativa, já que os movimentos são basicamente os mesmo sempre.
Posterior a sua fuga, vem a construção do verdadeiro Homem de Ferro, e a movimentação do filme começa propriamente dita. As ótimas cenas de ação, junto a efeitos especiais perfeitos, fazem da segunda parte do filme um capítulo à parte, valendo a pena por si só.
A figura do vilão Monge de Ferro é muito bem interpretada por Jeff Bridges, mas fica extremamente rebaixada após sua adaptação a armadura, contribuindo para que o começo e o final do filme trilhem caminhos completamente diferentes. O início é lento e explicativo, enquanto a ação é guardada toda para o final, que é rápido e intenso.
"Homem de Ferro" é um filme divertido e com grandes efeitos especiais. Conta uma história elaborada, que eu não saberia dizer se segue ou não os quadrinhos, já que eu nunca li nada do super-herói. No balanço final, com certeza ele não decepciona, e ainda deixa uma lacuna para um segundo filme.


Nota: 7,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário