sexta-feira, 22 de maio de 2009

Guerra S.A. - Faturando Alto

Guerra S.A. - Faturando Alto
(War Inc., 2008)


Direção: Joshua Seftel
Gênero: Comédia/Ação
Duração: 107 minutos
Elenco: John Cusack, Joan Cusack, Marisa Tomei, Hilary Duff, Ben Kingsley, Dan Aykroyd.



Sinopse:

Em se tratando de guerra a Tamerlane faz qualquer negócio. No pós-guerra que devastou o país do Turquistão a Tamerlane chega com seus produtos e serviços para reerguer a economia local. Mas existe um obstáculo no caminho, uma empresa concorrente. Surge então Hauser (John Cusack), um assassino por encomenda totalmente desequilibrado. Sua missão: acabar com a concorrência. Seu disfarce: produtor de eventos. Só que tudo muda quando, além de uma crise de consciência, seu caminho cruza com o da frustrada repórter Natalie (Marisa Tomei) e com a pop star árabe Yonica Babyyeah (Hilary Duff).

Análise:

Sinceramente, penso que este filme deve ser muito engraçado para os americanos. Engraçado ou revoltante. "Guerra S.A." é uma clara brincadeira com o estilo de vida dominador e conquistador dos Estados Unidos. Com muitas sátiras, sarcasmo constante e um humor negro pesado, este filme realmente brinca de uma forma diferente com as guerras em que os ianques participam de modo geral. O grande problema é que o contexto cultural do filme é muito predominante, inclusive no humor. Então, se você não está tão familiarizado com a posição cultural dos americanos, dificilmente vai achar muita graça deste filme. E foi exatamente o que aconteceu no meu caso.
Algumas das cenas são bastante divertidas, um país em guerra rodeado de marcas e brands das mais famosas dos Estados Unidos deixam engraçados os estabelecimentos e lojas do filme. É só imaginar uma rua onde bombas explodem o tempo todo, em que as faixadas das lojas vão desde Coca-Cola até a marca de guitarras Gibson.
Entretanto, além deste contexto de humor sarcástico com a cultura americana, o filme não oferece boas risadas nem nada. Acho, inclusive, que em diversas vezes que eu deveria dar uma risada eu não dei, exatamente por não entender muito bem o contexto da piada.
Fora isto, o filme conta a história de um homem que vai para a guerra com a missão de matar a concorrência das empresas americanas, que querem dominar o mercado pós-guerra, mas acaba se envolvendo demais com algumas pessoas e entrando em crise de consciência. O que muda todo o trajeto de suas ações.
Resumindo, provavelmente este filme deve ser divertido para quem esta bem familiarizado com as piadas e sátiras culturais, principalmente pela maneira bem humorada que mostra um país em guerra, sem mortes ou sofrimento. Mas, em compensação, dificulta o entendimento de quem não está tão por dentro dos assuntos em questão, e apresenta um estilo de humor diferente e meio sem graça para o estilo brasileiro de rir.


Nota: 6,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário