segunda-feira, 13 de abril de 2009

Última Parada 174


Última Parada 174
(Última Parada 174, 2008)



Direção: Bruno Barreto
Gênero: Drama
Duração: 100 minutos
Elenco: Michel Gomes, Marcelo Mello Jr., Ana Gabriela, Cris Vianna, André Ramiro.


Sinopse:

O filme é uma versão narrativa da vida do ex-menor de rua, assaltante e sobrevivente da Chacina da Candelária, que cometeu o sequestro do ônibus da linha 174, em junho de 2000, no Rio de Janeiro. Numa rigorosa reconstituição dos fatos, Última Parada 174 foi filmado em locações no reais no Centro do Rio de Janeiro, como a Igreja da Candelária, o bairro do Jardim Botânico e as favelas Tavares Bastos e de Curicica.

Análise:

Considerado por mim o melhor filme de Bruno Barreto, Última Parada 174 conta a história do menino Sandro desde seu nascimento, demonstrando seu trajeto de vida e a possível forma da qual ele se tornou um criminoso sem nada e perder.
Dotado de uma análise bem imparcial, o filme coloca o personagem muitas vezes como a vítima, e não o culpado. Uma ótima análise da sociedade brasileira, principalmente da forma como retrata a realidade nas favelas e ruas do Rio de Janeiro.
Última Parada 174 usa da história de Sandro para fazer uma dura crítica, ainda que implicita, à sociedade brasileira, desde a desigualdade social até assuntos tão comuns a nós como o tráfico de drogas, violência e prostituição.
Um filme que com certeza eu recomendo assistir, desbancando muitos filmes de Hollywood e valorizando cada vez mais o cinema brasileiro, principalmente em sua grande habilidade que é retratar a realidade de nosso país.


Nota: 9,0

3 comentários:

  1. Márcia SS-noite/Fsa20 de maio de 2010 às 00:47

    "Última Parada 174" mostra a realidade brasileira onde o homem tem todos os seus direitos usurpados por uma sociedade capitalista que tem como único objetivo a acumulação de riquezas, e em consequência disso reduz o ser humano ao meio para atingir seu alvo, excluindo-o da Cidadania.

    ResponderExcluir
  2. o filme tem como objetivo de relatar a vida moral da convivençia desse local ,aonde busca dizer ,que nao há trabalho ,educaçao ,de ser realmente um cidadao digno de viver numa sociedade tao moderna atualmente .

    ResponderExcluir