segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Procedimento Operacional Padrão

Procedimento Operacional Padrão
(Standard Operating Procedure, 2008)


Direção: Errol Morris
Gênero: Documentário
Duração: 116 minutos
Elenco: Christopher Bradley, Sarah Denning, Joshua Feinman, Jeff L. Green, Merry Grissom, Roy Halo, Cyrus King, Daniel Novy.



Sinopse:

As fotografias tiradas por soldados americanos na prisão de Abu Ghraib transformaram a Guerra do Iraque e mudaram a imagem dos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, fizeram também com que o assunto parecesse encerrado. Mas qual a realidade para além daquelas imagens de tortura? Com que fim as fotos foram tiradas? Os abusos documentados eram ações perversas de um grupo de exceção ou procedimentos sistemáticos do exército americano? Através de entrevistas com soldados e analistas militares, o documentário investiga o que as fotografias escondem. Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim 2008.

Análise:

"Procedimento Operacional Padrão" é um título sarcástico para os acontecimentos ocorridos na prisão de Abu Ghraib no Iraque. Humilhação, tortura, abuso, isso e muito mais fazem parte de um dos incidentes mais chocantes da história do exército americano. Tudo por causa de três câmeras fotográficas.
Os acontecimentos que marcaram o mundo ao vir a tona durante a guerra do Iraque são revelados de diferentes maneiras neste bom documentário. Através de entrevistas com os próprios soldados responsáveis pelas fotografias e pelos atos criminosos, aos poucos a situação vai se esclarecendo, e mostrando por diferentes visões, a definição de certo e errado de cada um no ambiente de guerra.
Além de depoimentos e simulações, o documentário ainda conta com as famosas fotos chocantes, e mais algumas fotos das milhares tiradas pelos soldados. Também é remontada a reação das autoridades diante de tamanho escândalo, e todo e qualquer órgão militar e coersitivo dos Estados Unidos são entregues em suas respectivas ações dentro do documentário. CIA, FBI, ATF, Exército, todos têm um papel responsável no fato.
É um bom documentário para se assistir, principalmente para quem se lembra do escândalo. Os depoimentos dos que estavam presentes no ocorrido deixam sensações diferentes, mas sem isentar ninguém de culpa. Pelo contrário, muitas das vezes nos faz ter ainda mais indignação com as ações do exército americano.
Muito premiado pela crítica especializada, "Procedimento Operacional Padrão" é um grande documentário, que vale a pena ser visto.


Nota: 7,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário