domingo, 16 de agosto de 2009

B13: Ultimato

B13: Ultimato
(B13: Ultimatum, 2009)


Direção: Patrick Alessandrin
Gênero: Ação
Duração: 95 minutos
Elenco: David Belle, Cyril Raffaelli, Alaa Oumouzoune, Elodie Yung, Milan Ojdanic, Frans Boyer.



Sinopse:

13º Distrito, dois anos depois. O governo mudou, mas nada mais. O muro está cada vez maior e mais longo, separando as cidades do resto da sociedade e transformado-as em guetos onde as gangues proliferam e aumentam sua influência. Cinco vizinhos étnicos, todas controladas por chefes perigosos, controlam todo o tipo de comércio ilegal. Mais determinados que nunca em "resolver o problema", os serviços secretos deliberadamente acendem o fogo neste barril de pólvora. Damien, policial especialista em artes marciais, e Leito, que consegue se esgueirar incógnito pelos lugares mais perigosos do distrito juntam-se novamente para salvar o 13º Distrito do caos e da destruição.

Análise:

Uma das produções francesas de ação mais badaladas de todos os tempos, "B13" começou seu projeto há mais ou menos dois anos atrás com o primeiro filme. Contando com muita ação, lutas coreografadas e guerras civis incontroláveis, o segundo filme traz exatamente a mesma fórmula, com um novo pano de fundo.
Os dois amigos estão envolvidos em uma armadilha militar, que tem como intuito destruir de vez o 13º distrito, onde se concentram os maiores criminosos de Paris, com um poder armado enorme.
Como não poderia deixar de ser, "B13: Ultimato" é um filme exclusivamente de ação, e sua história não é das melhores, apesar dos produtores terem se esforçado para garantir uma trama interessante. Mas para filmes de ação frenética, o importante nunca foi a trama.
Assim como no primeiro filme, escapadas fantásticas através das técnicas de Le Parkour estão presentes, e continuam sendo a principal atração. Muitas lutas coreografadas, perseguições de carro e tiroteios também acontecem.
O ponto negativo do filme é a sua falta de bom senso, como por exemplo em uma das cenas em que os protagonistas estão tentando escapar da prisão e lutam contra mais de vinte policias, sendo que nenhum deles usa uma arma. Quer dizer que dentro de uma delegacia os policiais não têm sequer uma arma? Ou será que eles preferem lutar com as próprias mãos mesmo? É claro que tudo isso faz parte de um filme do gênero, mas poderia estar mais discreto diante do contexto.
No geral o filme é muito bom, com cenas empolgantes e muito bem feitas, mas peca com seus acontecimentos improváveis, que é típico de filmes de ação extrema. Mesmo assim não perde muito de seu brilho, já que tal coisa já era de se esperar.


Nota: 7,0

3 comentários:

  1. b13 e omaior fiume ja feito nunca acabe a saga dosamigos cada ves mais ahistoria fica alucinamte eo primeiro fiulme com muita a dernalina naveia oterro a açao e muito mais bairro 13 e so o inicio de uma nova era de açaoe muita brigaparabens o direto qual vai ser o prossimo b13

    ResponderExcluir
  2. os caras sao muito foda leito e damian sao os primeiros carasa mostra a vedadeira adrenalina noprocimo fiume tem qui chama sam e dean de supernatural

    ResponderExcluir
  3. Leito e Damien Tomaso sao os caras Temos 2 = aki em corbelia pr

    ResponderExcluir