quinta-feira, 4 de junho de 2009

Velozes e Furiosos 4

Velozes e Furiosos 4
(Fast & Furious, 2009)


Direção: Justin Lin
Gênero: Ação
Duração: 107 minutos
Elenco: Vin Diesel, Paul Walker, Michelle Rodriguez, Jordana Brewster, John Ortiz.



Sinopse:

Quando um crime traz de volta a L.A o fugitivo e ex-condenado Dom Toretto, o grupo retoma suas ações juntamente com o agente Brian O’Conner. Mas, ao serem forçados a compartilhar um inimigo, Dom e Brian devem dar um ao outro uma certa confiança. Assim os dois homens vão achar o melhor caminho para sua vingança: puxar até o limite o que é possível fazer sobre rodas.

Análise:

Depois de tantas decepções nas continuações da série "Velozes e Furiosos", os produtores resolveram reunir novamente o elenco original do primeiro filme, na tentativa de reerguer o sucesso do primeiro filme. Mas não foi bem assim. É claro que este quarto filme é bem melhor que o segundo e o terceiro, que nada tinham a oferecer além de corridas ruins com carros estranhos e trama alguma. "Velozes e Furiosos 4" continua fraco na trama, mas a volta do elenco e uma caprichada a mais na história o deixam um pouco melhor que os dois últimos filmes da série.
Seu início é bem movimentado, com a tradicional cena de roubo de carga, só que dessa vez é gasolina. Dispensa qualquer tipo de apresentação dos personagens, contando que os expectadores já os conheçam do primeiro filme. Por enquanto tudo bem, mas os grandes defeitos na trama desta ação são as indefinições dos personagens. Falta uma ligação entre a última história e essa. No final do primeiro filme o policial O´Conner é perdoado por Dom e sua irmã pela traição, já neste atual, eles começam em clima de guerra absoluta. Os antigos amigos estão em hostilidade máxima, e a irmã de Dominic, Mia, que era namorada de O´Conner agora conserva um rancor do mesmo por ter sido abandonada. Todos esses acontecimentos no intervalo entre os filmes não têm a mínima explanação, simplesmente são lançados no ar.
Mas tudo isso passa de uma hora para a outra sem nenhum motivo aparente, e os dois corredores voltam a ser grandes amigos, além de O´Conner e Mia se agarrarem novamente na pia da cozinha.
Tirando esses pequenos detalhes, a ação é realmente intensa, com muitas corridas, perseguições e tiroteios, mas com um toque de excessos e uma nítida influência de jogos de corrida atuais como "Need for Speed". As corridas agora vão desde o meio do trânsito até túneis escondidos e muito estreitos. Mesmo assim a diversão é garantida para os amantes de carros. Para quem não vai aos postos Ipiranga, e consequentemente não é apaixonado por carro, o filme não é tão bom assim. Por isso não me empolguei tanto.
Vale a pena assistir pelo nível de ação, mas lembre-se que ela se concentra quase toda em perseguições de carros.


Nota: 6,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário