quarta-feira, 29 de abril de 2009

O Caçador de Pipas

O Caçador de Pipas
(Kite Runner, 2007)


Direção: Marc Forster
Gênero: Drama
Duração: 125 minutos
Elenco: Khalid Abdalla, Atossa Leoni, Shaun Toub, Zekeria Ebrahimi, Ahmad Khan Mahmidzada.



Sinopse:

Em um país dividido e à beira da guerra, dois amigos de infância, Amir e Hassan, estão prestes a se separarem para sempre. É uma gloriosa tarde em Kabul e os céus explodem com a alegria contagiante de um torneio de pipas. Mas, depois da vitória daquele dia, um terrível ato de traição de um menino irá marcar suas vidas para sempre e dar início a uma busca épica pela redenção. Agora, depois de viver nos Estados Unidos durante 20 anos, Amir volta para um perigoso Afeganistão, sob o governo mão de ferro do Talibã, para enfrentar os segredos que ainda o assombram e aproveitar a única e última ousada chance que tem para consertar as coisas.

Análise:

A princípio eu esperava um pouco mais do filme, principalmente por se basear em um best-seller. Mas mesmo eu não tendo achado o filme tudo que ele poderia ser ele continua sendo muito bom.
A forma de recriar as situações do livro com exatidão ajudam a deixar O Caçador de Pipas atrativo, com uma história bonita e emocionante, sem contar com as situações de vidas complexas e difíceis de lidar em meio a um país como o Afeganistão.
Como eu já havia dito, a trama têm seus méritos, contando uma história de amizade, rompimento e redenção. Também o retrato de um país destruído pela guerra e pelo terrorismo é recriado com fidelidade, mostrando as diferenças do país no passado e no presente.
As adversidades culturais e religiosas, conflitos internos e pessoais, tradições e costumes, tudo isso é mostrado de forma nítida, nos fazendo entender, nem que seja um pouco, da vida complicada dos moradores do Afeganistão.
Também a retratação dos sentimentos de uma criança diante de um acontecimento tão traumático é tratado durante o filme, identificando o como é difícil, confuso, e muitas vezes cruel a forma como uma criança lida com a culpa, vergonha e medo.
Mais uma vez digo que o filme não foi tudo que eu esperava, mas mesmo assim vale a pena assistir O Caçador de Pipas.


Nota: 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário