segunda-feira, 18 de maio de 2009

Estômago

Estômago
(Estômago, 2007)


Direção: Marcos Jorge
Gênero: Drama/Comédia
Duração: 100 minutos
Elenco: João Miguel, Fabiula Nascimento, Babu Santana, Jean Pierre Noher, Paulo Miklos.



Sinopse:

Na vida há os que devoram e os que são devorados. Raimundo Nonato descobriu um caminho à parte: ele cozinha. E é nas cozinhas de um boteco, de um restaurante italiano e de uma prisão que Nonato vive sua intrigante história. Ele aprende as regras da sociedade dos que devoram ou são devorados. Regras que ele usa a seu favor, porque mesmo os cozinheiros têm direito a comer sua parte. E eles sabem, mais do que ninguém, qual é a melhor. Uma fábula nada infantil sobre o poder, o sexo e a culinária.

Análise:

Pra quem pensa que "Estômago" é um filme sobre culinária, não é. Esta é mais uma boa surpresa do cinema nacional, que vem ganhando cada vez mais espaço em festivais pelo mundo todo.
Ao contrário do que se pensa através do cartaz colorido e alegre do filme, ele não é tão leve, e trata de assuntos muito mais pesados do que se imagina, mas de uma forma menos cruel e sanguinária.
A história de Raimundo Nonato é contada em dois panos de fundo diferentes. O presente na cadeia e o passado em sua chegada na cidade grande. A princípio o roteiro parece o mesmo de sempre, um nordestino ou nortista que vai para a cidade grande em busca de uma vida melhor e encontra uma realidade diferente da que imaginou. Porém, a trama de "Estômago" trata esse assunto de maneira diferente, e tendo como destaque o dom de Raimundo pela cozinha.
A história é muito interessante e divertida, e não tem como não achar graça do tradicional vocabulário brasileiro falado país afora, contendo inúmeros palavrões, gírias e palavras monossilábicas. Mas não se engane pensando que o longa é uma comédia legítima, pois, mesmo que tenha alguns elementos tradicionais, o seu foco é mesmo o drama pessoal.
Neste filme, o poder é visto de maneira diferente, e para o protagonista, a gastronomia é sinônimo do mesmo. Com mais precisão nas cenas passadas dentro da cadeia, o poder conquistado por Nonato através de suas iguarias o deixam com um status de luxo dentro da penitenciária. Este é mais um detalhe importante sobre o filme. A cadeia é mostrada de forma diferente, sem a típica crueldade tão nítida em filmes que a contém. Em "Estômago", ela não passa de um cenário para a trama do protagonista, e se restringe ao interior da cela dele e de seus companheiros.
Sua vida miserável e sofrida, seu reconhecimento prematuro, o envolvimento com uma prostituta de quinta, e seus relacionamentos sociais fazer deste filme uma jóia entre os filmes brasileiros da atualidade. Mesmo não sendo digno de um prêmio, ele é muito divertido e diferente, e vale a pena assistir.


Nota: 8,0

2 comentários:

  1. Carlos Castro: Não só é digno de prêmios, como já ganhou vários. Um roteiro orginal e inteligente.

    ResponderExcluir
  2. Baixar o Filme - Estômago - http://mcaf.ee/kjaug

    ResponderExcluir