segunda-feira, 18 de maio de 2009

Cloverfield - Monstro

Cloverfield - Monstro
(Cloverfield, 2008)


Direção: Matt Reeves
Gênero: Ação/Suspense
Duração: 85 minutos
Elenco: Michael Stahl-David, Mike Vogel, Lizzy Caplan, Jessica Lucas, T.J. Miller, Odet Jasmin.



Sinopse:

Às vésperas de ir morar no Japão, Rob, um jovem de Nova Iorque, vê sua festa de despedida como uma oportunidade de revelar sentimentos mal-resolvidos. Mas seus planos sofrem uma reviravolta quando um solavanco abala os convidados. O pânico se instaura quando os convidados chegam até a rua. Em meio a gritos e a um rugido não-humano, Rob e seus amigos precisam atravessar uma paisagem modificada, abalada por algo de outro mundo – terrível e monstruoso.

Análise:

"Cloverfield" tanta fazer uma mistura de "Bruxas de Blair" com "Godzilla". Claro que não necessariamente da mesma forma. Com um estilo de câmera bastante confuso, e que tenta ser original, o filme é como numa filmagem amadora. Um rapaz, bem chato por sinal, que estava filmando a festa de despedida de seu amigo e deixa a câmera ligada durante todo o filme. Então se prepare para supostamente ter uma visão mais realista dos fatos, porém, não tão perfeitas e concretas, já que, mesmo com a câmera filmando sem parar de uma forma amadora, muitos tombos, perdas de foco e filmagem de pés acontecem, deixando o filme um pouco irritante e chato.
Já com relação ao monstro do filme, que aparece bem ao estilo Godzilla em Nova Iorque, a opinião muda um pouco. Com traços bem desenhados e uma aparência assustadora, os criadores dele devem se orgulhar de sua criatividade para desenvolverem um monstro que ao mesmo tempo é realista e assustador, e não como os monstros que vemos em filmes do gênero, com aparência bizonha e mal feita. O grande problema do vilão deste filme é que ele aparece muito pouco, já que o personagem que leva a câmera deve ter algum tipo de problema para carregar o equipamento, que nunca para focado ou nítido. Sendo assim, mesmo a melhor qualidade do filme, que é exatamente o vilão, fica apagado.
A trama é interessante e tensa, demonstrando uma catástrofe metropolitana com um monstro inesperado, mas também não foi bem explorada.
Enfim, "Cloverfield" tinha tudo para ser um grande filme de ação e suspense, superando grandes obras do gênero por sua originalidade e nível catastrófico bastante avançado. O grande defeito é que o filme perde muito de suas qualidades por sua câmera tremula e inquieta, que, ao invés de dar mais realidade à trama, a deixa irritante e incompleta.


Nota: 6,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário