segunda-feira, 13 de abril de 2009

Onde os Fracos Não Têm Vez

Onde os Fracos Não Têm Vez
(No Country for Old Men, 2007)


Direção: Ethan e Joel Cohen
Gênero: Suspense/Drama
Duração: 122 minutos
Elenco: Tommy Lee Jones, Javier Bardem, Josh Brolin, Woody Harrelson, Kelly Macdonald.



Sinopse:

No oeste do Texas, na década de 80, um veterano do Vietnam, Llewelyn Moss, está no meio do deserto quando tropeça em alguns corpos caídos pelo chão, aparentemente vítimas de um tiroteio. Ao lado dos mortos, uma grande quantidade de heroína e uma mala com dois milhões de dólares. Esta descoberta irá desencadear uma onda de violência muito acima do esperado, já que a mala com o dinheiro tinha um dono. Anton Chigurh (Javier Bardem), um assassino psicótico sem senso de humor e piedade, é enviado à procura da mala, que está com Moss. Porém para alcançá-lo, ele precisará passar pelo xerife local, Ed Tom Bell (Tommy Lee Jones).

Análise:

Pra começo de conversa, este filme conta com atuações dignas de vários Oscars. Passado nas areias do Texas, os atores do elenco estavam realmente inspirados, tanto em suas atuações, como no próprio sotaque da região, que é tão caipira que chega a lembrar as velhas falas de filmes de faroeste.
A trama é simples, um homem que encontra, por acaso, uma mala cheia de dinheiro do tráfico de drogas, e resolve ficar com ela. Daí em diante o que acontece não é nenhum segredo. Com certeza alguém não fica feliz com ele e quer sua mala de volta. A grande jogada da trama, é que o contratado para recuperar a mala se supera na falta de lealdade, senso de humor e de confiança, matando todos que aparecem em seu caminho.
Anton Chigurh, é um psicopata sem nenhuma piedade, que segue a risca suas promessas e objetivos, e não se importa em descartar quantas pessoas forem necessárias para encontrar Moss e a mala de dinheiro que ele pegou do tráfico.
Mesmo misturando ação, suspense e drama, Onde os Fracos Não Têm Vez é um filme que não consegue agradar a todos os gostos, isto por ser um filme certas vezes implícito, e passar uma impressão de muita ação no começo, quando na verdade o filme se mantém mais na linha dramática.
Independente de o filme não ser para todos os gostos, ele com certeza combina com o meu gosto. Achei o filme extremamente envolvente e inteligente, com uma trama que tinha tudo para ser comum e sem grandes novidades, e que conseguiu ser exatamente o contrário, uma trama grandiosa.
Só pra finalizar, não se assustem com um final extremamente vago.


Nota: 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário