quarta-feira, 20 de maio de 2009

Presságio

Presságio
(Knowing, 2009)


Direção: Alex Proyas
Gênero: Ação/Suspense
Duração: 121 minutos
Elenco: Nicolas Cage, Rose Byrne, Adrienne Pickering, Nadia Townsend, Ben Mendelsohn.



Sinopse:

Nicolas Cage é um professor que, ao examinar o conteúdo de uma cápsula do tempo, descobre alguns desenhos feitos por alunos de uma escola em 1958. Em uma das folhas, há coordenadas de datas, mortes e desastres que aconteceram nestes 50 anos. Ele conclui que algumas delas ainda não ocorreram e que o mundo acabará em uma semana, mas de alguma forma, ele e seus filhos estão relacionados com as tragédias.

Análise:

"Presságio" é um filme que tenta ganhar seus méritos através de sensacionalismo e efeitos visuais catastróficos. Que pena, pois mesmo os melhores efeitos especiais do mundo não deixariam este filme melhor.
A trama é completamente sem pé nem cabeça, e parte de uma misteriosa mensagem deixada por uma criança cinquenta anos antes. As coincidências são tremendas, e uma atrás da outra. Ao menos são explicadas por sensações que o filho de Ted (Nicholas Cage), Caleb sente de vez em quando, mas ainda assim não convencem.
A história é praticamente inexistente, e as cenas de ação e efeitos visuais tentam compensar a falta de assunto, a encheção de linguiça e as teorias tortas. Mesmo assim, se pararmos pra reparar, as cenas que realmente empolgam também são poucas. Três ou quatro no máximo, incluindo a cena final que realmente é bem produzida e grandiosa.
Os relacionamentos interrompidos do protagonista, tanto com sua esposa quanto com seus pais, caracterizam uma tentativa de dar um ar mais dramático, mas sem sucesso, já que essas relações são muito superficiais e ignoradas ao longo de "Presságio".
Não posso me exceder muito nas palavras para não contar a surpresa guardada para o fim, que chega sem uma explicação adequada durante a trama, e sem motivo aparente para suas escolhas e motivações para salvar o Planeta Terra. Todos estes detalhes contribuem para deixar o longa devendo muitas respostas, e o fazendo bastante incompleto. Valeria a pena assistir por algumas cenas bem feitas ou pela tentativa de um roteiro original através da carta codificada de cinquenta anos atrás. Mas para isso basta assistir o trailer, já que o filme não oferece muito além das cenas que o trailer expõe.


Nota: 6,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário