sexta-feira, 15 de maio de 2009

O Leitor

O Leitor
(The Reader, 2008)


Direção: Stephen Daldry
Gênero: Drama
Duração: 124 minutos
Elenco: Kate Winslet, Ralph Fiennes, Bruno Ganz, David Kross, Lena Olin.




Sinopse:

Michael (David Kross na juventude e Ralph Fiennes na idade adulta) relembra aquele que, provavelmente, foi o momento definitivo de sua vida - quando seu amor juvenil, uma mulher mais velha chamada Hanna Schmitz (Kate Winslet), foi presa e julgada pelos nazistas. O que o jovem verá no tribunal é algo que vai de encontro a tudo aquilo em que ele acredita.

Análise:

A trama de "O Leitor" é diretamente ligada à Segunda Guerra Mundial, mas de uma maneira menos agressiva ou convencional. Com três atos sólidos durante o filme, cada um define uma parte das vidas dos dois personagens principais.
No primeiro ato, e o mais bem elaborado, Michael conhece Hanna, uma mulher bem mais velha e com uma personalidade forte, as vezes meio fria e agressiva. Os dois vivem um romance intenso durante algumas semanas, mas são separados por uma promoção no emprego de Hanna, que vai embora bem ao estilo frio de ser. Coincidentemente, Michael começava a se interessar por outras garotas de sua idade, o deixando confuso com relação a algumas coisas.
Neste primeiro ato tudo é muito sutil e erótico ao mesmo tempo. O relacionamento as vezes conturbado dos dois, se mostra uma tremenda história entre pessoas diferentes. Hanna vira uma espécie de mentora sexual e amorosa para Michael, enquanto ele a ensina a gostar de literatura e descobrir novos caminhos em sua vida bastante morna.
O segundo ato se passa tempos depois, onde Michael, através de um projeto na faculdade de direito, revê Hanna em uma situação nada agradável, sendo julgada por assassinatos durante a guerra. Nesta parte do filme ele se torna mais dramático, enfatizando o envolvimento involuntário de Michael, e reacendendo antigos sentimentos no garoto, que fica muito confuso quanto a sua própria vida e seus sentimentos. Esta é uma parte que poderia ter sido melhor explorada, com diálogos mais aprofundados e uma dramatização adequada. Mesmo assim o segundo ato é tremendamente forte e envolvente.
O terceiro ato é o mais bonito. Uma espécie de reencontro entre os personagens depois de décadas, que começa através de um gesto simples de Michael, relembrando os tempos do passado em que eles tiveram um caso. Esse reencontro desperta novamente sentimentos profundos, e a ligação entre os dois se mostra delicadamente bonita e já distante àquela altura.
"O Leitor" é um filme sensível e bonito, que coloca uma situação chocante em questão, mas de uma forma que o expectador não faça juízo de valores ou julgamentos.
Não recomendo para pessoas impacientes ou que não tenham tanto habito de gostar de dramas, pois este não é um filme de ação e nem de muita movimentação. Literalmente é um drama de primeira.


Nota: 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário