sexta-feira, 29 de maio de 2009

Réquiem Para Um Sonho

Réquiem Para Um Sonho
(Requiem For a Drem, 2000)


Direção: Darren Aronofsky
Gênero: Drama
Duração: 100 minutos
Elenco: Ellen Burstyn, Jared Leto, Jennifer Connelly, Marlon Wayans, Chris McDonald, Louise Lasser, Keith David, Sean Gullette.



Sinopse:

O filme gira em torno de quatro personagens e os vícios que as afastam de seus sonhos, fazendo com que vivam entre a esperança e o desespero. Harry (Jared Leto) e sua namorada Marion (Jennifer Connelly) são viciados em heroína. Eles têm o sonho de montar uma loja, mas mal conseguem o suficiente para viver. Junto com seu amigo Tyrone (Marlon Wayans), Harry rouba a TV da mãe para conseguir dinheiro, o que já virou rotina. Sua mãe, Sara (Ellen Burstyn), sempre compra uma nova quando a anterior é levada, pois seu vício é justamente assistir TV. A possibilidade de aparecer em seu programa favorito faz com que queira perder peso, o que a leva a tomar remédio para emagrecer, um hábito que logo foge de seu controle e se torna mais um vício.

Análise:

Um filme diferente em sua essência. Tratando de um assunto tão delicado, "Réquiem Para Um Sonho" fala dos vícios de cada pessoa, seja por drogas ou por coisas comuns do dia a dia, como assistir televisão.
Com personagens marcantes, a trama do filme se mostra muito inteligente e diferente. Câmeras oculares, plano dividido na tela, alucinações e um estilo de filmagem bem acelerado. Tudo contribui para que este filme seja bastante incomum em suas cenas.
Cada personagem tem um sonho, e os puxando pra trás estão seus vícios, que os impedem de realizar esses sonhos. A maneira com que são mostrados os resultados dos vícios de cada um são extremamente chocantes e marcantes. E acima de tudo isso, é muito inteligente a maneira com que vemos os vícios como uma coisa comum, que todos estão sujeitos apenas para realizar um sonho.
A mãe do protagonista, Sara Goldfarb, é uma mulher viciada em televisão, abandonada e muito sozinha. Após receber um telefonema a convidando para participar de um programa de televisão, sua vida gira apenas em torno desse acontecimento, e a obsessão para entrar em um antigo vestido vermelho a faz tomar anfetaminas para emagrecer. Este se torna mais um vício para a senhora, que acaba desmoronando sua vida.
Os vícios dos personagens mais jovens implicam em vários tipos de drogas, desde maconha até heroína, e também são responsáveis por impedir que suas vidas continuem de forma natural.
Cadeia, humilhação, prostituição, tudo que se possa imaginar para conseguir drogas os personagens são capazes de fazer. Por isso, o filme é bastante pesado e cru, mostrando de maneira direta e sem rodeios alguns dos efeitos negativos que as drogas e vícios podem causar a alguém.
"Réquiem Para Um Sonho" não é um filme muito comum, e provavelmente não irá agradar a todos. Mas mesmo com sua filmagem incomum, seus personagens a beira do precipício, e uma maneira incômoda e conturbada de mostrar os fatos, o filme garante uma ótima história.


Nota: 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário