sábado, 9 de maio de 2009

A Garota Ideal

A Garota Ideal
(Lars and the Real Girl, 2007)


Direção: Craig Gillespie
Gênero: Drama/Comédia
Duração: 106 minutos
Elenco: Ryan Gosling, Emily Mortimer, Paul Schneider, Patricia Clarkson.




Sinopse:

Lars Lindstorm é um rapaz tímido e introvertido que vive na garagem vizinha a seu irmão mais velho Gus e de sua cunhada Karen. Lars vê sua vida passar passivamente, até que recebe a visita de Bianca: uma linda missionária religiosa, meio dinamarquesa, meio brasileira. O problema é que Bianca não é uma garota real, mas uma substituta inanimada, uma réplica de uma mulher comprada pela Internet. Todos sabem para que serve uma boneca como Bianca, mas para Lars, que realmente acredita que Bianca é um ser humano, ela torna-se um apoio emocional. Seguindo os conselhos de uma psicóloga, sua família concorda a entrar no jogo de Lars, enquanto ele lida com seus problemas pessoais.

Análise:

Antes de qualquer coisa é importante ressaltar que "A Garota Ideal" tem um roteiro inovador, corajoso e interessante. O personagem principal é Lars, um homem de 27 anos, muito retraído, e que não consegue se relacionar com as pessoas. Sofrendo com a pressão do irmão e da mulher para se sociabilizar, ele resolve comprar uma boneca de silicone via internet para fugir um pouco da realidade e construir um próprio mundo ao lado dela.
Ao ser diagnosticado que Lars sofre de uma doença mental, sua família resolve corroborar com a fantasia do personagem, envolvendo toda uma cidadezinha do interior dos Estados Unidos em uma ilusão da realidade.
O filme pode ser engraçado em algumas cenas, apesar de poucas, mas o gênero dominante no longa com certeza é o drama vivido pelo personagem e os cidadãos da cidade onde ele mora. Como o tratamento do personagem é baseado em viver a fantasia, todos em sua volta desenvolvem um afeto peculiar pela boneca Bianca, e com o andar da trama, mesmo sabendo que ela não era humana, eles a tratavam como tal.
"A Garota Ideal" possui um roteiro muito bom, com ideias primorosas ao misturar um tema relativamente banal com um andamento e desenvoltura dramáticos e sensíveis. Apesar disto, o filme é um pouco repetitivo, e por isso bastante cansativo com o passar de suas quase duas horas de metragem.
A beleza do filme se concentra na forma como a cidade ajudou no tratamento da doença de Lars, e foram cruciais no andamento dos acontecimentos, levando ele a direcionar a vida de Bianca, sempre com uma maneira sensível de levar os fatos à frente.
Concluindo, o filme é bom por seu roteiro e a atuação de Ryan Gosling, mas deixa a desejar no desenrolar da história e formas para prender a atenção. De qualquer maneira vale a pena assistir, mas nem todos devem sair satisfeitos após o término do filme.


Nota: 7,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário