sexta-feira, 15 de maio de 2009

Sangue Negro

Sangue Negro
(There Will Be Blood, 2007)


Direção: Paul Thomas Anderson
Gênero: Drama
Duração: 158 minutos
Elenco: Daniel Day-Lewis, Paul Dano, Ciarán Hinds, Kevin J. O'Connor.




Sinopse:

Quando Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis) fica sabendo, misteriosamente, da existência de uma pequena cidade no Oeste em que um mar de petróleo está transbordando do solo, ele segue para lá com seu filho H.W. para tentar a sorte na pequena e empoeirada Little Boston. Nesta cidade difícil, em que a grande diversão é a igreja do carismático pastor Eli Sunday (Paul Dano), Plainview e H.W. tentam sua jogada da sorte. Mas mesmo quando o poço lhes traz toda a sua fortuna, nada permanecerá igual, uma vez que a escalada de conflitos e de todos os valores humanos. Amor, esperança, comunidade, crença, ambição e até mesmo o elo entre pai e filho - são postos em perigo por causa da corrupção, fraude e do petróleo.

Análise:

Este é um filme preparado para o protagonista. Daniel Day-Lewis constrói um personagem de maneira impressionante, e ele sustenta a grande história de "Sangue Negro" de maneira fabulosa.
O filme começa com quinze minutos de silencio absoluto, como um cinema mudo de antigamente. Estas primeiras cenas com uma função crucial no filme, que, além de construírem um contexto impressionante, anunciava o possível futuro da trama.
Falando da trama, esta é uma das qualidades de "Sangue Negro", que competiu de igual pra igual com "Onde os Fracos Não Têm Vez", e perdeu o Oscar 2008 de melhor filme por mínimos detalhes. O roteiro conta a história de um homem decidido e competitivo, que descobre uma oportunidade grandiosa de enriquecer através do petróleo. A forma com que o personagem lida com o poder, dita o ritmo da história. Manipulando um povoado para que possa comprar todas as terras e perfurá-las, seus únicos empecilhos são um um pastor supostamente milagreiro de uma pequena igreja, e a doença de seu filho, adquirida através de um acidente durante o filme.
O personagem de Day-Lewis é um caso a parte, que comanda toda a grandeza do filme. Um homem frio, severo e negativo, que acha que o mundo não tem salvação, e que todos são pessoas ruins. Devido a esse ponto de vista, ele mantém um ódio implícito de todos, que é liberado com facilidade, e comanda as atitudes calculistas do personagem.
Daniel Plainview é um personagem único, com uma maldade diferente, que consegue causar impacto de uma forma peculiar, simplesmente por sua falta de emoções e frieza absoluta, confrontada em algumas partes do filme.
Apesar de mais de 2 horas e meia de duração, este não é um filme cansativo. A trama é envolvente e interessante, e o personagem surpreendente de Day-Lewis deixam "Sangue Negro" um filme dramático no ponto certo, e chocante de forma excepcional, principalmente nos últimos 30 minutos de filme.


Nota: 8,5

2 comentários:

  1. Impressionante esse filme. Um dos melhores que assisti ultimamente. Todos os comentaristas que li finger não ver o principal: o ateísmo que predomina na mente do personagem a ponto de ver o desenvolvimento da igreja como um obstáculo a tudo o quanto desejava construir.
    Foi é o ponto crucial da trama, a meu ver.Termina com o personagem destruindo aquilo que sempre julgou pernicioso > a fé que embota a mente e não permite ousar.
    Só por isso já merecia ter ganho o Oscar.

    ResponderExcluir
  2. Impressionante esse filme. Um dos melhores que assisti ultimamente. Todos os comentaristas que li fingem não ver o principal: o ateísmo que predomina na mente do personagem a ponto de ver o desenvolvimento da igreja como um obstáculo a tudo o quanto desejava construir.
    É o ponto crucial da trama, a meu ver.Termina com o personagem destruindo aquilo que sempre julgou pernicioso > a fé que embota a mente e não permite ousar.
    Só por isso já merecia ter ganho o Oscar.

    ResponderExcluir