sexta-feira, 22 de maio de 2009

Juno

Juno
(Juno, 2007)


Direção: Jason Reitman
Gênero: Drama/Comédia
Duração: 96 minutos
Elenco: Ellen Page, Michael Cera, Jennifer Garner, Jason Bateman, Allison Janney, J.K. Simmons.



Sinopse:

Juno MacGuff (Ellen Page) é uma adolescente confiante e honesta que toma as rédeas de sua vida de uma forma calma e despreocupada ao embarcar em uma emocionante aventura de nove meses a caminho da vida adulta. Esperta e muito peculiar, Juno tem seu próprio ritmo, mas por trás de seu exterior durão, existe uma garota que simplesmente tenta entender as coisas. Até que uma típica tarde entediante torna-se uma aventura quando ela decide transar com o charmoso e discreto Bleeker (Michael Cera). Quando descobre que ficou grávida, Juno bola um plano para encontrar os pais perfeitos para o futuro bebê.

Análise:

A princípio todos imaginam que um filme que trata de gravidez na adolescência vai ser polêmico e debatível, cheio de problemas e questões sociais e culturais. O grande potencial deste filme é que ele consegue tratar um tema tão complicado como esse sem nenhuma das previsões acima. É claro que questões sociais e culturais estão presentes, pois seria impossível não tratar desse assuntos, mas em "Juno", estes problemas são tratados de forma singela e delicada, sem sensacionalismo barato.
A gravidez inesperada da adolescente mostra uma postura cultural diferente no começo. Como a protagonista se considera muito imatura para ter um bebê, ela decide doá-lo para um casal, e a adoção se mostra completamente diferente da forma como é realizada no Brasil, com todos os seus impecílios e burocracias.
Os personagens do filme também são bastante cativantes e divertidos. Juno, com todo o seu jeito esquisitão, até meio masculinizado, diverte os expectadores com seu vocabulário alternativo e sua maneira direta de ser.
Não existe nenhum outro assunto paralelo tratado no filme, ele é exatamente sobre a forma como a garota lida com sua gravidez. A certeza de que não está preparada para ser mãe a faz não contestar se realmente quer doar a criança, mas sem perder a forma perfeccionista de escolher e avaliar os futuros pais.
De uma maneira simples e delicada, "Juno" faz um alerta social, através de um filme divertido, cativante e bastante diferente do convencional.


Nota: 7,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário