terça-feira, 2 de junho de 2009

Rebobine, Por Favor

Rebobine, Por Favor
(Be Kind Rewind, 2008)


Direção: Michel Gondry
Gênero: Comédia
Duração: 102 minutos
Elenco: Jack Black, Mos Def, Danny Glover, Mia Farrow, Sigourney Weaver.



Sinopse:

Jerry (Jack Black) trabalha em um ferro-velho e decide sabotar a usina elétrica da cidade, pois acha que ela está derretendo seu cérebro. No entanto, seu plano dá errado e ele acaba sendo magnetizado. Assim, quando vai procurar ajuda na locadora de vídeo onde seu melhor amigo trabalha, Jerry destrói todos os filmes disponíveis. Para não perderem uma leal cliente da loja, uma senhora idosa com sinais de demência, os dois decidem recriar diversos dos filmes destruídos, como O Rei Leão, De Volta Para o Futuro, Os Caça-Fantasmas e RoboCop.

Análise:

Este é um filme que mistura diversos tipos de humor, desde o mais pastelão ao mais dramático. Talvez por isso eu tenha gostado tanto do filme, mesmo com seu modo nada realista de ser, e com sua trama exagerada e incomum.
O personagem de Jack Black, Jerry, é um completo demente, que trabalha num ferro-velho e tem as ideias mais malucas possíveis. Dentre seus trabalhos mais insólitos estão canos de descarga para carros maiores que os próprios carros e pichações bizarras nas paredes da vizinhança.
Quando ele cisma que uma usina elétrica está derretendo seu cérebro, não pensa duas vezes até decidir destruir o maquinário da mesma. O que ele não contava é que seu plano daria errado e ele tomaria um choque enorme. Este choque o deixa magnetizado, como um grande imã, e ele acaba destruindo todas as fitas da locadora onde seu melhor amigo trabalha.
A partir daí o filme se torna ainda mais fora do normal. Quando os amigos resolvem refilmar alguns dos filme que os clientes querem, eles acabam fazendo um sucesso inesperado na vizinhança, e filmando cada vez mais filmes.
Essas filmagens são responsáveis pelas cenas mais divertidas do filme, com a forma Jack Black de fazer comédia, com aquele jeitão atrapalhado e meio retardado. É só imaginar um "Caça-Fantasmas" improvisado ou um "A Hora do Rush" feito em um playground. As locações inclusive são um show à parte nos filmes que os amigos produzem.
Além de tentarem refilmar os Vhs destruídos, o dono da locadora ainda tenta com todas as forças salvar sua loja, que está sendo ameaçada de demolição por causa de um grande imóvel que será construído naquela esquina.
Com um final tocante e dramático, o filme surpreende por sua simplicidade, misturada a falta de noção completa da história e de alguns dos personagens. O que deixa o filme bem divertido. Por isso vale a pena assistir este novo longa de Jack Black, com um toque de amadorismo e um fundo dramático, que acaba como uma comédia interessante.


Nota: 7,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário