sábado, 3 de outubro de 2009

G.I. Joe: A Origem de Cobra

G.I. Joe: A Origem de Cobra
(G.I. Joe: Rise of Cobra, 2009)


Direção: Stephen Sommers
Gênero: Ação
Duração: 118 minutos
Elenco: Channing Tatum, Arnold Vosloo, Sienna Miller, Ray Park, Rachel Nichols, Adewale Akinnuoye Agbaje, Said Taghmaoui, Marlon Wayans.



Sinopse:

Adaptação dos personagens em quadrinhos, por sua vez inspirados na coleção de bonecos Comandos em Ação . No filme, centrado em como o Cobra tornou-se um grupo terrorista, a elite militar americana conhecida como G.I. Joe está na Europa quando recebe a missão de derrotar uma organização do mal, liderada por um traficante de armas.

Análise:

O filme é mais uma adaptação de histórias em quadrinhos para as telas do cinema. Em "G.I. Joe", os personagens são os famosos bonecos dos Comandos em Ação, muito famosos nos anos 80 e 90.
Aproveitando o assunto, gostaria de começar meu comentário falando exatamente da adaptação. Como um antigo fã dos bonecos da série, acho que faltou bastante capricho na adaptação para as telonas. Alguns personagens ficaram muito vagos e considerando a quantidade de tempo que já não se ouvia falar da série, acho que alguns personagens mereciam um aprofundamento melhor na história. Mesmo assim esse não chega a ser um defeito do filme, já que os principais personagens são bem apresentados, mesmo que de uma maneira simplória.
A trama não é das melhores, e um mundo paralelo e futurista é simplesmente jogado para o telespectador de uma hora pra outra, e mal dá tempo de absorver todas as novidades presentes no planeta.
Os efeitos especiais são um caso à parte. Muito bem realizados e montados, mas com alguns exageros que comprometem a veracidade dos acontecimentos, e acabam deixando meio óbvio a participação onipresente dos computadores. A quantidade de exageros é realmente o maior problema deste filme. Tudo bem que já era de se esperar algo assim, já que se trata de um filme sobre um exército de elite com armas do futuro e capacidade muito além dos limites humanos. Mesmo assim acho que os limites são ultrapassados em excesso em determinadas cenas.
O filme é legal de assistir, mas tendo em mente que é um filme de ação e nada mais. Pra quem brincava com os famosos G.I. Joe na infância é ainda melhor, mas se a memória não estiver boa, não espera se lembrar da maioria dos personagens.
De forma geral, um filme interessante de assistir, mas que dará um belo filme de Sessão da Tarde no futuro. Recomendo para aquelas pessoas que não tem preconceito com filmes de ação, que são apenas efeitos especiais, perseguições e tiroteios.


Nota: 6,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário