quinta-feira, 4 de junho de 2009

Cativeiro

Cativeiro
(Captivity, 2007)


Direção: Roland Joffé
Gênero: Suspense/Terror
Duração: 96 minutos
Elenco: Elisha Cuthbert, Daniel Gillies, Pruitt Taylor Vince, Michael Harney.



Sinopse:

Ficar presa em uma cela sem saber onde está nem porque foi presa. É assim que acorda Jennifer, a bela e conhecida top model. Assustada com a situação, ela tenta descobrir o que está acontecendo. O clima é apavorante. Aos poucos se revela que Jennifer não está sozinha. Na sala ao lado um rapaz também luta desesperado pata ver a luz do sol. Os dois somam forças, mas em vão. O local é um bunquer de concreto repleto de armadilhas mortais e cada erro pode custar uma vida.

Análise:

A cada filme que assisto com Elisha Cuthbert, descubro que ela não tem muito mais a oferecer além de sua beleza. Depois de "A Casa de Cera" e mais alguns filmes de baixa divulgação, "Cativeiro" mantém a mesma linha de suspense, mas sem conseguir alçar grandes voos.
O filme começa já dentro do cativeiro, uma casa com paredes de concreto cru em todos os cantos, com câmeras espalhadas e pouca iluminação. Desta maneira os personagens começam com uma apresentação superficial, apenas por imagens e dedução. O clima dentro do cativeiro é de agonia. O sequestrador é muito sádico e misterioso, ficando escondido até quase o fim do filme.
Após um tempo de cárcere, Jennifer (Elisha Cuthbert) descobre que não está sozinha. Em uma cela ao lado está Gary (Daniel Gillies), um outro sequestrado que sofre o mesmo que a modelo. Com o desenrolar da história os dois vão se conhecendo melhor e criando um relacionamento quase de auto-ajuda. Mas as coisas fogem um pouco da realidade quando a modelo, que é uma celebridade internacional, inicia um relacionamento amoroso com o rapaz dentro do cativeiro. Tudo bem que podemos imaginar que a situação levou a isso, o medo e a solidão. Mas mesmo assim é algo inimaginável diante das condições. Ele é um suposto chofer de carro, pobretão e anônimo, além de toda a situação de cárcere e das câmeras filmando o tempo todo. Mesmo com todos esses poréns, os dois se envolvem e inclusive têm relações sexuais dentro dessa prisão.
O filme acaba sendo muito cansativo, insistindo demais em uma trama boba e sem graça. Os acontecimentos são muito fora da realidade, e falta ligação entre os fatos. Os detetives por exemplo, chegam até a casa do sequestrador sem descobrir nada. Sabem que ele usa aparato digital simplesmente por passarem em frente a uma loja de eletrônicos.
Tudo isso, com o agravante de um final que tenta ser surpreendente mas não consegue, deixa "Cativeiro" ainda mais dispensável e fraco.


Nota: 4,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário