terça-feira, 12 de maio de 2009

Um Jogo de Vida ou Morte

Um Jogo de Vida ou Morte
(Sleuth, 2007)


Direção: Kenneth Branagh
Gênero: Suspense
Duração: 86 minutos
Elenco: Michael Caine, Jude Law.




Sinopse:

Uma mansão equipada com tecnologia de ponta é o cenário de uma encontro entre dois cavalheiros ingleses, Andrew Wyke e Milo Tindle. Embora os dois durmam com a mesma pessoa, a mulher de Wyke, este não será o único assunto desta conversa que tende a ser fatal. Refilmagem do grande clássico "Trama Diabólica", de 1972.

Análise:

Antes de começar minha análise sobre este filme, pesquisei bastante sobre "Trama Diabólica", o filme original que deu vida a este roteiro maravilhoso. Também descobri que o filme foi baseado em uma peça teatral de Anthony Shaffer.
Bem, todos os comentários que li falavam que o filme não chega aos pés do original, que é muito melhor que a refilmagem. Ainda não assisti ao primeiro filme, mas com certeza ele deve ser ótimo. Independente disto seria muita injustiça tirar os méritos de "Um Jogo de Vida ou Morte". Obviamente que ele não tem a mesma originalidade do primeiro, nem os mesmos elementos inovadores, senão ele não seria uma refilmagem. Por isso fico impressionado pelo quão excessiva e estúpida uma pessoa pode ser a ponto de não aceitar que um grande filme de quase quarenta anos atrás possa ganhar uma refilmagem.
Acho que essa nova versão de "Trama Diabólica" nos traz mais um grande filme, com diálogos e atuações impressionantes, envolvidos em uma trama ímpar, de tensão absolutamente dominadora.
"Um Jogo de Vida ou Morte" foi construído em apenas um cenário, e com apenas dois atores. Lembra muito uma peça de teatro, e seus diálogos também nos passam essa impressão. O clima de tensão do longa é contínuo e ininterrupto, o tornando um dos melhores suspenses psicológicos que assisti nos últimos tempos.
O desafio mental entre os personagens é torturante, e a tensão é tão grande que mal conseguimos esperar pelo próximo ato do filme. O jogo de ameaças se torna uma brincadeira sádica e mortal.
O diretor da nova versão é Kenneth Branagh, de formação shakespereana, excepcional tanto em clássicos de Shakespeare, quanto em thrillers, como "Voltar a Morrer", de 1991. Com a direção de Branagh, o trio completado por Caine e Law, são responsáveis por um filme absolutamente grandioso. Os dois atores em atuações sublimes, e a direção de arte, câmera e cenário completando a harmonia, tornam este filme ótimo.


Nota: 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário