sexta-feira, 17 de julho de 2009

Cinco Minutos do Céu

Cinco Minutos do Céu
(Five Minutes Of Heaven, 2009)


Direção: Oliver Hirschbiegel
Gênero: Drama
Duração: 81 minutos
Elenco: Liam Neeson, James Nesbitt, Juliet Crawford, Niamh Cusack, Mark David.



Sinopse:

Cinco Minutos do Céu tem Liam Neeson e James Nesbitt como dois homens que sofrem as consequências do período bélico que marcou a Irlanda do Norte de 1960 a 1998, quando parte da população lutava pela independência da Grã-Bretanha e a Inglaterra sufocava as manifestações com igual violência.

Análise:

O filme tem uma trama realmente interessante. A história de dois homens que vão se reencontrar depois de 33 anos, sendo que um deles é o assassino do irmão do outro. Com este plano de fundo, o desenrolar de "Cinco Minutos do Céu" é interessante, porém, muito insistente e repetitivo.
Com pouco mais de 80 minutos de duração, a história conta os dramas e conflitos internos de cada um dos personagens. Seus traumas, medos e revoltas, mas além disso, o filme não consegue ter grandes pontos positivos. A atuação dos personagens é outro fator que chama atenção. Liam Neeson e James Nesbitt competem entre si com atuações brilhantes, mas acabam massacrados pela monotonia e falta de ação do longa.
Os primeiros 20 minutos contam a história dos dois ainda no passado, quando a guerra entre os protestantes e os católicos era mais óbvia na Irlanda. Nesta parte é retratado todo o trajeto em que Alistair Little, personagem de Neesom, elabora o plano de assassinar o irmão de Joe Griffen. Esta é a parte mais movimentada do filme, e praticamente a única. E ao fim do plano se resulta o primeiro encontro entre os dois personagens.
Vivendo por 33 anos sendo culpado pela mãe por não ter impedido que seu irmão morresse, Griffen agora vê em seu reencontro a chance de se vingar do assassino do irmão.
Apesar de uma boa trama e bons atores, "Cinco Minutos do Céu" é muito parado e cansativo, mesmo com sua duração limitada. O filme é bom, mas não tanto quanto poderia.


Nota: 6,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário