segunda-feira, 13 de julho de 2009

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom
(Confessions of a Shopaholic, 2009)


Direção: P.J. Hogan
Gênero: Comédia
Duração: 104 minutos
Elenco: Isla Fisher, Hugh Dancy, Krysten Ritter, Joan Cusack, John Goodman, John Lithgow, Kristin Scott Thomas.



Sinopse:

Aos 25 anos, Rebecca Bloomwood (Isla Fisher), ou Becky Bloom, consegue um emprego trabalhando como jornalista econômica em Nova York. Ela mora com a melhor amiga, Suze (Krysten Ritter), e tem compulsão por comprar, tanto que seu salário nunca é suficiente no fim do mês. Enquanto ela se esforça para conseguir pagar suas dívidas, acaba atraindo a atenção de um colega de redação.

Análise:

O filme, que é baseado em um livro sobre uma história real, distorce bastante a vida da personagem. Seguindo a mesma linha de filmes femininos como "O Diabo Veste Prada" e "Sex and The City", "Os Delírios de Consumo de Becky Bloom" decepciona muito pela trama, pela protagonista, e principalmente por sua comédia barata e sem sucesso.
Diferente dos filmes citados acima, este não mostra com tanta ênfase o glamour e a elegância de marcas caras como Prada, Dolce e Gabbana, Fendi ou coisas do gênero. Ele simplesmente conta a história de uma viciada em fazer compras das mais diversas. Claro que as roupas são os elementos primordiais do vício da personagem, mas com muito menos charme e entonação de marcas ou modelos. De forma bastante simples podemos dizer que este é o primo pobre dos outros filmes do gênero que o antecederam.
Mesmo sendo por essência um filme feminino, acredito que a maioria das mulheres não vai gostar do filme, seja por sua falta de atrativos na âmbito da moda e do glamour, ou por sua falta de graça em todos os momentos. Os atores, todos em experiência de começo de carreira, estão péssimos, e a vida da personagem afundada em dívidas e fugitiva de um cobrador dedicado, é completamente sem emoção. As cenas que deveriam ser engraçadas, ficam completamente dignas de pena devido a um humor que força ao máximo as coincidências e os absurdos.
"Delírios de Consumo de Becky Bloom" é um filme ruim, que tenta seguir a mesmo linha de seus antecessores no gênero, mas se afoga em seus próprios erros e excessos. Um filme feminino e completamente adolescente até na linguagem, digno de Sessão da Tarde. Realmente não vale a pena perder tempo.


Nota: 4,5

Um comentário:

  1. HAHA, análise genial!
    Entendiante, de história clichê, o filme mostra tudo que se pode criticar na sociedade.



    Following you :)

    ResponderExcluir