segunda-feira, 13 de abril de 2009

O Casamento de Rachel


O Casamento de Rachel
(Rachel Getting Married, 2008)


Direção: Jonathan Demme
Gênero: Drama
Duração: 113 minutos
Elenco: Anne Hathaway, Rosemarie DeWitt, Mather Zickel, Bill Irwin, Debra Winge.


Sinopse:

Kym (Anne Hathaway) é uma jovem problemática e recém saída de uma clínica de reabilitação para viciados. Com o casamento de sua irmã Rachel (Rosemarie DeWitt) já em seus preparativos, os problemas pessoais da personagem se misturam ao ambiente de felicidade e orgulho da família das duas.
Com um sentimento de culpa guardado pela morte de seu irmão mais novo, Kym não consegue se considerar uma pessoa normal depois da reabilitação, e mantém uma impressão de que todos estão contra ou com pena dela. A capacidade extrema de Kym em dramatizar qualquer situação e deixar o ambiente constrangedor irá fazer com que o casamento de Rachel seja uma mistura de felicidade e agonia.

Análise:

Bem, pra falar a verdade nunca gostei muito dos filmes da Anne Hathaway. Com excessão de O Diabo Veste Prada, que achei divertido, nunca a conseiderei uma peça fundamental em um bom elenco. Confesso que a interpretação da atriz em O Casamento de Rachel é digna de uma atriz de primeira, mas isso não faz do filme em sí, bom.
Fazendo uma análise primária bastante superficial, o filme é meio cansativo, com situações intermináveis de uma mesma coisa. Como no episódio em que a família se reúne em volta da mesa de jantar para fazer discursos para os noivos. Enquanto as dezenas de membros da família não terminam seus discursos pedantes e dignos de Fidel Castro, a cena não acaba.
O assunto tratado no filme é interessante, e bem retratado pelas atitudes e postura sarcástica da atriz, que interpreta uma ex-viciada em drogas que se considera culpada pela morte de seu irmão mais novo. Mas o excessivo complexo de culpa e de inferioridade da personagem a tornam diversas vezes chata. Tanto que, em determinadas cenas do filme, eu tive vontade que ele terminasse ali mesmo.
Os pontos positivos de O Casamento de Rachel ficam por conta da grande atuação de Anne Hathaway e do assunto tratado, que é tão comum entre jovens americanos. Fora isso, encarei o filme como uma sequência de acontecimentos monótonos e muitas vezes sem emoção alguma. Considero um filme mediano, com potencial para ser um drama familiar bem fraco, girando em torno dos preparativos de um casamento.


Nota: 7,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário