quinta-feira, 28 de maio de 2009

Queime Depois de Ler

Queime Depois de Ler
(Burn After Reading, 2008)


Direção: Ethan Coen, Joel Coen
Gênero: Comédia
Duração: 96 minutos
Elenco: Brad Pitt, George Clooney, Tilda Swinton, John Malkovich, Frances McDormand, Richard Jenkins.



Sinopse:

Ao ser demitido por alcoolismo, o veterano da CIA Osborne Cox (John Malkovich) decide escrever um livro revelando segredos do governo. Ao saber disso, sua mulher Katie rouba os arquivos para usar contra ele no processo de divórcio. Acidentalmente, o material cai nas mãos de dois funcionários de uma academia nos subúrbios de Washington, Linda e Chad (Frances McDormand e Brad Pitt). Visando arranjar dinheiro para pagar as cirurgias plásticas que Linda sonha em fazer, eles chantageiam Cox. Para resolver o caso, é contratado o agente Harry Pfarrer, que coincidentemente é amante de Katie e mantém uma relação virtual com Linda.

Análise:

Mais uma vez os irmãos Cohen fazem o que sabem de melhor, investir nos personagens. Depois de algum tempo parados, os grandes atores de "Queime Depois de Ler" voltam com atuações hilárias, interpretando personagens nada convencionais. A trama deste filme é muito boa, e a maneira com que histórias distintas se cruzam no caminho do longa é tão divertida quanto absurda.
Ao resolver se separar do marido, Katie (Tilda Swinton) age de má fé e copia todos os dados do computador de Cox (John Malcovich). Mas, além de seus dados financeiros, ela acaba copiando também suas memórias secretas do tempo em que ele ainda trabalhava na CIA. O cd com as informações acaba parando nas mãos de dois funcionários de uma academia de ginástica, que resolvem chantagear o ex-funcionário do governo.
Os dois chantagistas não são nada normais. Linda (Frances McDormand) é uma mulher insatisfeita com sua vida amorosa e culpa sua aparência por isso. Em consequência disto, ela mantém uma obsessão por cirurgias plásticas, e fará qualquer coisa para consegui-las. Já Chad (Brad Pitt) é um amante de aventuras, e só pensa na recompensa que o cd pode lhe dar, independente de ele não fazer ideia do como agir com o dinheiro. Pronto, a partir daí todos se envolvem no processo da chantagem. As coincidências colocam todos os personagens na mesma história, e o resultado não é nada habitual.
Um humor inteligente e requintado, sem excesso de bobeiras nem banalidades. Toda a comédia gira em torno dos personagens e suas características exaltadas.
"Queime Depois de Ler" é um filme bem interessante, e engraçado na medida certa. Tratando de dinheiro, manias, ganância e traição, ele consegue uma combinação fantástica no contexto da trama, deixando o filme muito bom.


Nota: 7,5

Um comentário:

  1. Pelo elenco desse filme e os acontecimentos que ele proporciona ate se revelar, ficamos empolgados, mas cansa em algum aspectos e não impressiona..consegue arrancar algumas risadas pela boa performance dos personagens e só..péssimo!

    ResponderExcluir