quarta-feira, 3 de junho de 2009

O Dia em Que a Terra Parou

O Dia em Que a Terra Parou
(The Day The Earth Stood Still, 2008)


Direção: Scott Derrickson
Gênero: Ficção
Duração: 103 minutos
Elenco: Keanu Reeves, Jennifer Connelly, Kathy Bates, John Cleese, Jaden Smith.



Sinopse:

Um alienígena, Klaatu (Keanu Reeves), chega à Terra acompanhado do robô Gort em missão de paz. Os dois tentam alertar os governantes do planeta sobre o perigo de viver em contínuo estado de guerra, o que pode causar sua destruição total. Mas, apesar das boas intenções, Klaatu é visto como inimigo. Refilmagem do clássico de 1951.

Análise:

Este filme lembra bastante "Guerra dos Mundos", que também é uma refilmagem de um clássico do passado. Mas mesmo lembrando bem, "O Dia em Que a Terra Parou" é bastante inferior ao seu semelhante.
Não sou do tipo de pessoa que acha os clássicos do cinema maravilhosos e muito melhores que suas refilmagens só por serem clássicos. E por isso não cultivo nem um tipo de preconceito contra as mesmas, que geralmente são tão detonadas pela crítica. Algumas são boas, outras não, simplesmente isso. Nunca assisti o original deste longa, mas se o remake é fiel a história original, tenho certeza de que ambas não são grandes coisas.
Falando especificamente deste filme de 2008, poucos são os pontos positivos que podemos reparar. Os efeitos especiais são bons, algumas partes da história são tensas e interessantes, o objetivo dos extra-terrestres refazendo uma espécie de Arca de Noé também é bem aceito. Mas daí pra frente o filme não tem muito a oferecer.
A trama não é das melhores, e também nada convincente. Em meio a tantos filmes de alienígenas, este é um dos menos atraentes. Um extra-terrestre com aparência humana não tem a menor graça, e perde toda a tensão em cima de sua imagem misteriosa e imprevisível. Imensas bolas de luz espalhadas pelo mundo, simplesmente para coletar espécies de animais, também não são de se impressionar. O filho da protagonista é um dos pirralhos mais chatos que eu já vi na vida (compete de igual para igual com a garotinha de Guerra dos Mundos), e um alienígena completamente maleável e persuadido também acaba com a imagem de mistério dos seres de outro planeta. Isso tudo sem contar com o tradicional clichê da esfera chegar bem dentro do Central Park em Nova Iorque.
A ideia do fim do mundo pelas mãos de seres desconhecidos fica completamente sem graça quando os responsáveis pela destruição são apenas insetos feitos de algum tipo de metal surgidos do corpo de um sentinela gigante que mais parece o Jiban.
Resumindo, o filme é uma super produção, como muitos efeitos especiais e uma história aparentemente interessante. Mas no fim das contas decepciona bastante, não pelas cenas, mas pelas atitudes dos personagens. Vou ficar eternamente indignado pelos extra-terrestres terem poupado a vida do "muleque" chato.


Nota: 6,0

Um comentário: